8 meses atrás 154

Contra tudo e contra todos: por que a Bolsa está em alta neste ano?

O que mudou nesse período? O mercado todo previa que o ano ia ser ruim para a Bolsa. "Até a gente aqui tinha uma visão ruim. Mas, contra todos e contra tudo, o Ibovespa virou", diz Matheus Amaral, especialista em renda variável do Inter.

O fator principal foi a volta do investidor estrangeiro. "A gente achava que o estrangeiro iria para o mercado indiano ou para a Argentina, mas o fato é que a Bolsa brasileira estava muito barata para ser ignorada", explica Amaral.

A relação Preço x Lucro da Bolsa está em média em 7 vezes, diz o especialista. Essa relação é o Preço sobre Lucro, ou P/L. Quanto menor esse número, teoricamente mais barata está a ação. O cálculo é feito dividindo-se o preço do papel pelo lucro por ação. Na maior parte dos setores da economia, um P/L abaixo de 10 já pode ser considerado baixo.

Isso gerou um efeito bola de neve. O estrangeiro veio aproveitar os preços baixos e sua chegada fez o dólar cair. Com a moeda americana em baixa também internacionalmente, os retornos na Bolsa aumentam para o investidor de fora, o que torna o Brasil mais atraente.

Só em janeiro, o investidor internacional aplicou R$ 7,4 bilhões na Bolsa. Em dezembro, haviam sido R$ 903 milhões. No primeiro mês deste ano foi aplicado um quarto de tudo que as pessoas físicas colocaram na Bolsa em todo o ano de 2024.

Efeito Trump

Com a posse de Trump nos EUA e o tarifaço que ele impôs a vários países, esperava-se um efeito negativo no Ibovespa. Mas não foi o que aconteceu. "Parecia que o mercado ia estressar, mas, ao contrário, o investidor entendeu que Trump está disposto a negociar, a se sentar e tentar avaliar caso a caso de forma setorial. E o mercado acabou gostando disso", diz Alison Correia, analista de investimentos e sócio fundador da Dom Investimentos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro