9 meses atrás 20

Copilot lembrará de tudo o que você fala; veja 8 novidades lançadas hoje (4)

A Microsoft completa 50 anos nesta sexta-feira (4). Para comemorar este marco, a empresa anunciou novidades na inteligência artificial (IA) Microsoft Copilot. A partir de agora, a ferramenta vai se adaptar conforme as necessidades, valores e expectativas do usuário. A IA conseguirá memorizar gostos, interesses e detalhes da vida pessoal de quem usa para oferecer uma assistência mais personalizável. Além disso, o Microsoft Copilot também terá o próprio Deep Research, mecanismo de busca aprofundada presente em IAs concorrentes, como Deepseek e ChatGPT. A ferramenta também auxiliará o usuário a fazer compras melhores e terá mecanismos para criação de podcasts. A seguir, o TechTudo informa todas as novidades anunciadas pela Microsoft. Confira.

 Divulgação / Microsoft Microsoft Copilot vai se tornar mais personalizável e se ajustará a rotina do usuário — Foto: Divulgação / Microsoft

O Microsoft Copilot agora vai se lembrar de informações relacionadas ao perfil do usuário. A IA armazenará detalhes como sua comida favorita, seus filmes preferidos e a data de aniversário dos seus entes queridos. Conforme o usuário interagir com o Copilot, a ferramenta vai guardar essas informações e oferecerá soluções personalizadas para seus pedidos. Além disso, também será proativa ao oferecer sugestões e lembrá-lo de compromissos na agenda. No entanto, o usuário ainda terá controle do tipo de informações que o Copilot deve armazenar.

A Microsoft também anunciou que está explorando novas formas de interação com o Copilot. Em um futuro próximo, o usuário vai poder escolher a "aparência" da IA e personalizar a interação com a ferramenta de forma mais divertida. A empresa não trouxe detalhes sobre essa funcionalidade, mas afirmou que essa alternativa deve ser integrada ao Copilot em breve.

Sistema de pesquisa aprimorado

O Deep Research, funcionalidade presente em IAs como DeepSeek, ChatGPT e Gemini será adicionado ao Microsoft Copilot. Esse sistema permite fazer pesquisas mais aprofundadas sobre um tópico e resolver tarefas complexas de forma mais eficiente. O Copilot vai usar a Internet, documentos e imagens para pesquisar, analisar e combinar informações para oferecer a melhor resposta possível.

 Divulgação / Microsoft Copilot vai ajudar a fazer compras de acordo com o perfil de cada usuário — Foto: Divulgação / Microsoft

Além disso, o Microsoft Copilot será usado para melhorar suas compras com a ferramenta Shopping. A ferramenta vai ajudar o usuário a fazer pesquisas, construir comparações entre produtos e oferecer conselhos sobre qual item é ideal para você. A IA vai informar sobre quedas de preços e irá permitir que você compre diretamente do aplicativo.

Faça seus podcasts com o Copilot

O Microsoft Copilot conseguirá gerar podcasts por meio de inteligência artificial. A ferramenta seleciona e entrega conteúdos personalizadas com base nos interesses do usuário. Dessa forma, a IA consegue criar um podcast personalizado para analisar e comparar opções de um plano de férias, por exemplo. O usuário também pode fornecer documentos e sites específicos para gerar um podcast sobre algum assunto específico. Enquanto escuta o podcast, você pode continuar a interagir com o Copilot. O NotebookLM tem função parecida, que chegou recentemente também no Gemini.

Use Copilot Vision no celular e no Windows

O Copilot Vision, ferramente do Microsoft Copilot integrada ao Microsoft Edge, foi introduzido no final de 2024 para uso na Internet. Agora, a ferramenta será introduzida para dispositivos móveis e vai poder ser baixada no Windows. O usuário consegue usar a câmera do telefone para ter uma experiência interativa de IA em tempo real e solicitar informações, orientação ou ideias. A IA pode analisar vídeos e fotos armazenadas no rolo da câmera. O Vision on Mobile esta disponível hoje no aplicativo Copilot para iOS e Android.

Já o novo aplicativo do Windows vai permitir que você chame o Copilot enquanto trabalha em vários aplicativos, guias do navegador ou arquivos. Ele lerá a tela e interagir com o conteúdo. O Microsoft Copilot conseguirá pesquisar, alterar configurações, organizar arquivos e colaborar em projetos sem alternar entre arquivos ou aplicativos.

O aplicativo Copilot pode ser acessado ao pressionar Alt+Espaço ou ao segurar Alt+Espaço por dois segundos para usar comandos de voz; o Copilot já está disponível hoje no Windows . O Vision estará disponível primeiro para Windows Insiders a partir da próxima semana. Próximas atualizações serão lançadas de forma ampla depois.

Organização e resolução de tarefas

 Divulgação / Microsoft Copilot Actions ajudará o usuário a realizar tarefas diárias — Foto: Divulgação / Microsoft

O Copilot Actions acompanha o usuário na resolução de tarefas do dia a dia. Basta usar prompts simples para pedir para o Copilot reservar ingressos para eventos, fazer reservas para jantares ou enviar um presente atencioso para um amigo. O Actions vai funcionar com a maioria dos sites na Internet. Porém, a Microsoft anunciou os sites que serão parceiros de lançamento: 1-800-Flowers.com, Booking.com, Expedia, Kayak, OpenTable, Priceline, Tripadvisor, Skyscanner, Viator e Vrbo.

Além disso, o Copilot agora também possui a função Pages para organizar seus pensamentos. Essa funcionalidade pega notas dispersas e pesquisas para serem reestruturadas pelo Copilot de forma simplificada. Dessa forma, a IA consegue ajudar o usuário desde o primeiro rascunho até as edições finais. O Pages permite que você refine, itere e mantenha essa organização sempre que necessário.

Com informações de Microsoft.

Veja também: DeepSeek x ChatGPT: saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes

 saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes

DeepSeek x ChatGPT: saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro