1 ano atrás 73

Cortella: 'Tenho suspeitas sobre encantamentos exagerados em relação à IA'

Segundo um relatório divulgado no começo do ano pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), a inteligência artificial vai afetar 40% dos empregos em todo o mundo.

Já temos a IA no cotidiano há muito tempo, mas ela não tinha essa capacidade de agora. A tecnologia é absolutamente decisiva, alterou o nosso modo de presença e nos carrega os alertas. Não seja possuído por aquilo que você possui, como diz Millôr Fernandes. Sem catastrofismo, mas sem triunfalismo.
Mario Sergio Cortella

Mas como a IA está transformando as empresas - e a força de trabalho? As empresas estão acelerando seus investimentos em inteligência artificial, mas será que estão trabalhando por um impacto positivo?

Para Justina Nixon-Saintil, vice-presidente e diretora de impacto da IBM, que também esteve na abertura do Web Summit Rio, 6 em cada 10 pessoas precisam ser treinadas para adquirir novas habilidade de forma urgente. Segundo a executiva, isso passa pelas empresas, que precisam dar acesso gratuito a treinamentos.

Justina destacou a iniciativa IBM SkillsBuild da empresa, que possui mais de 1.000 cursos, em diferentes línguas, de campos como dados, cibersegurança e inteligência artificial, e que é aberto ao público em geral.

O acesso gratuito a treinamentos, dos mais variados formatos, faz parte de um movimento social que é muito importante para as empresas. Grupos minorizados vão ficar para trás se não estiverem prontos para usar as novas tecnologias.
Justina Nixon-Saintil, VP de impacto da IBM

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro