8 meses atrás 12

Cuidado com esses 5 eletrodomésticos — eles adoram gastar energia!

Foto: Reprodução/Freepik

Cuidado com esses 5 eletrodomésticos — eles adoram gastar energia!

Foto: Cemig/Divulgação

Alguns eletrodomésticos, apesar de essenciais, podem ser verdadeiros vilões quando o assunto é conta de luz. Descubra quais aparelhos merecem mais atenção para evitar surpresas no fim do mês!

Foto: Brastemp/Divulgação

1. Eletrodomésticos defeituosos

Aparelhos com defeito, como geladeiras com vedação danificada ou máquinas de lavar com problemas no motor, consomem mais energia. Isso ocorre porque precisam trabalhar mais para realizar as mesmas funções, elevando o gasto de energia.

Foto: Reprodução/Freepik

2. Eletrodomésticos antigos

Aparelhos antigos costumam gastar mais energia por não contarem com tecnologias modernas, como o sistema inverter, que ajusta o consumo de forma inteligente. Investir em modelos mais novos e observar o selo Procel ajuda a reduzir o gasto.

Foto: Reprodução/Freepik (KamranAydinov)

3. Eletrodomésticos sendo mal utilizados

Hábitos como sobrecarregar aparelhos, como geladeiras e máquinas de lavar, fazem com que eles consumam mais energia e entreguem um desempenho inferior. Abrir a geladeira com frequência também aumenta o gasto.

Foto: Divulgação/Freepik

4. Horários de pico

Em algumas regiões, a tarifa de energia é mais cara durante o pico, entre 18h e 21h. Ajustar o uso de aparelhos para horários fora desse período pode ajudar a economizar na conta de luz.

Foto: Divulgação/Freepik (fabrikasimf)

5. Eletrodomésticos em standby

Mesmo desligados, muitos aparelhos continuam consumindo energia só por estarem na tomada, gerando um gasto “invisível” que pode chegar a 15% da conta. Vale repensar quais realmente precisam ficar conectados o tempo todo.

Foto: Divulgação/Getty Images

Confira também: Como economizar energia? Entenda a cobrança e veja 13 dicas

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro