9 meses atrás 24

Curtiu Adolescência? 10 séries parecidas para assistir agora mesmo

A série Adolescência se tornou o novo fenômeno da Netflix a romper a bolha em 2025. Pouco tempo depois de seu lançamento, em março desse ano, a minissérie criada por Jack Thorne (Help) e Stephen Graham (Snatch: Porcos e Diamantes) ficou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais e na imprensa. No enredo, um pai tenta descobrir se o filho adolescente é responsável ou não por assasinar uma colega de classe. Durante a investigação, temas como bullying e misoginia juvenil são retratados.

Para quem assistiu Adolescência e não se contentou somente com os quatro episódios da série, é possível encontrar outras produções com os mesmos trunfos da produção britânica. Títulos como Em Defesa de Jacob (2020), The Night Of (2016) e Mare of Easttown (2021) apresentam dramas familiares densos e suspense policial intricado que fizeram o show da Netflix ser um sucesso. Para conferir esses e outros títulos similares, basta conferir a seguir uma lista do TechTudo com 10 séries ideais para os fãs de Adolescência. Em cada item, você encontra informações sobre elenco, enredo e onde assistir a cada seriado.

 Divulgação/Apple TV+ Em Defesa de Jacob é uma minissérie de drama criminal, baseada no romance homônimo de William Landay — Foto: Divulgação/Apple TV+

Quer conferir outros títulos iguais a Adolescência? Então confira a seguir.

  1. Em Defesa de Jacob (2020)
  2. The Wire (2002 -2009)
  3. True Detective (2014 - presente)
  4. The Night Of (2016)
  5. Criminal: Reino Unido (2020)
  6. Inacreditável (2019)
  7. Mare of Easttown (2021)
  8. O Chef (2021)
  9. Que Falta Você me Faz (2025)
  10. Bônus: The Secret World of Incels

1. Em Defesa de Jacob (2020)

De todas as produções dessa lista, Em Defesa de Jacob é a que mais se parece com Adolescência. Assim como a obra britânica, o show estadunidense da Apple TV+ é uma minissérie de oito capítulos onde conhecemos Andy Barber, um promotor público, e sua esposa Laurie. Os dois sofrem um baque quando Jacob, filho adolescente do casal, é suspeito de assassinar um colega de escola. O caso faz com que Andy fique dividido entre as obrigações como promotor e como pai.

Fazem parte do elenco Chris Evans (franquia Capitão América), Michelle Dockery (Magnatas do Crime) e Jaeden Martell (O Chalé). A adaptação do romance homônimo de William Landay conseguiu por parte da crítica uma aprovação de 70% no Rotten Tomatoes. Média similar veio do IMDb, onde os usuários garantiram ao seriado nota 7,8.

 Reprodução/The Movie Database Assim como em Adolescência, Em Defesa de Jacob acompanha um assassinato supostamente cometido por um adolescente — Foto: Reprodução/The Movie Database

2. The Wire (2002 - 2008)

Por tratar de corrupção e tráfico de drogas, The Wire à primeira vista parece o oposto de Adolescência. No entanto, a forma como o show estrelado por Dominic West (The Crown) é estruturado é uma oportunidade de delimitar diversos problemas de cunho social tal qual é mostrado na série da Netflix. O enredo investiga o submundo da corrupção na cidade de Baltimore pelo olhar de Jimmy McNulty, um detetive atuante contra o tráfico de drogas na região.

Seu maior aliado nessa guerra são as escutas telefônicas que implanta em diferentes suspeitos. Mas a burocracia existente no meio judiciário pode complicar o trabalho de Jimmy. No show presente na Max (antiga HBO Max), também fazem parte do elenco John Doman (Borgia), Idris Elba (Sequestro no Ar), Frankie Faison (As Branquelas), Sonja Sohn (Will Trent) e Michael K. Williams (Lovecraft Country). The Wire recebeu da crítica aprovação de 95% no RT, além da nota 9,3 no IMDb.

 Divulgação/HBO The Wire investiga o mundo do crime em Baltimore por meio das escutas ilegais — Foto: Divulgação/HBO

3. True Detective (2014 - presente)

De todas as temporadas da série antológica da Max, a primeira é a que mais se assemelha com Adolescência em termos de estrutura narrativa. Com Matthew McConaughey (Interestelar) e Woody Harrelson (Jogos Vorazes) nos papéis principais, a primeira season foca na investigação de um misterioso assassinato. O caso é conduzido pelos detetives Rustin "Rust" Cohle (McConaughey) e Martin "Marty" Hart (Harrelson), dois homens que carregam seus próprios demônios pessoais, o que dificulta a objetividade do trabalho.

Apesar de ser menos cru do que Adolescência, True Detective capta a mesma essência de investigar o lado sombrio e pessimista do ser humano, um ponto chave para a solução dos mistérios apresentados na trama. A primeira temporada do show rendeu aprovação de 92% no Rotten Tomatoes, com selo fresh. Já entre o público, toda a série conseguiu média 8,9 no IMDb, em votação do público.

 Reprodução/The Movie Database True Detective é uma das séries de investigação criminal mais populares da HBO — Foto: Reprodução/The Movie Database

Localizada na Max, The Night Of é outra série onde o assassinato de uma mulher conduz uma investigação minuciosa sobre o comportamento de um homem. Baseado na série britânica Criminal Justice, o personagem central aqui é Naz Khan, um estudante paquistanês-americano acusado de assassinar uma mulher com quem ele teve uma relação casual. O jovem é preso, mas seu advogado John Stone acredita fielmente em sua inocência, fazendo de tudo para tirá-lo da prisão.

Riz Ahmed (O Som do Silêncio) e John Turturro (Turturro) são personagens centrais desse show onde a morte serve como ponto de partida para tratar temas sociais indigestos dentro do sistema penal e também dentro da personalidade de diferentes atores desse conflito. O show conseguiu aprovação de 94% no Rotten Tomatoes, além de média 8,4 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Um homem é acusado de assassinar uma mulher, mas seu caso é envolto em mistério — Foto: Reprodução/The Movie Database

5. Criminal: Reino Unido (2020)

Criminal se assemelha a um ponto bastante presente em Adolescência, que são os interrogatórios. A versão britânica da série estadunidense da Netflix acompanha uma sala de interrogatório onde detetives têm um tempo limitado para solucionar crimes. Dentro desse ambiente fechado, um verdadeiro jogo de gato e rato acontece entre suspeitos e policiais, onde cada frase e comportamento pode ser a chave para resolver o mistério.

A produção conta com o elenco de Katherine Kelly (Innocent), Lee Ingleby (The Cuckoo), Mark Stanley (Os Colonos), Rochenda Sandall (Amandaland) e Shubham Saraf (Honour), além das participações especiais de Kunal Nayyar (The Big Bang Theory), Kit Harington (Game of Thrones) e Hayley Atwell (Agente Carter). Criminal: Reino Unido rendeu aprovação de 92% no Rotten e média 7,7 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Investigadores usam de diferentes recursos para descobrir a verdade em casos hediondos de assassinato — Foto: Reprodução/The Movie Database

Entrando na seara dos true crimes, Inacreditável acompanha a investigação de estupros em série ocorridos entre 2008 e 2011 nos Estados Unidos. A jovem Marie Adler chama a polícia para denunciar um estupro que sofreu. Porém, a investigação não dá a devida importância ao caso e seu relato passa a ser desacreditado. Anos se passam e novos casos de estupro surgem de forma bastante similar ao relatado pela jovem. É aí que entram na investigação as detetives Grace Rasmussen e Karen Duvall, que recomeçam as investigações sobre o atentado contra Marie.

Assim como é feito em Adolescência, Inacreditável é outra série da Netflix é bastante apoiado em interrogatórios e versões conflitantes acerca de um crime hediondo e misógino. Fazem parte do elenco principal Toni Collette (O Sexto Sentido), Merritt Wever (Nurse Jackie) e Kaitlyn Dever (The Last of Us). O show recebeu 98% de aprovação no Rotten Tomatoes (com selo "fresh"), além de nota 8,3 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Duas investigadores investigam uma possível acusação falsa de estupro — Foto: Reprodução/The Movie Database

7. Mare of Easttown (2021)

O peso de um assassinato em uma pequena comunidade é o norte da série Mare of Easttown, produção do Max estrelada por Kate Winslet (Titanic). A estrela de Hollywood interpreta Marianne "Mare" Sheehan, uma detetive que investiga o assassinato de uma mãe adolescente e o desaparecimento de outra mulher no subúrbio de Easttown, cidade da Pennsylvania (EUA). Enquanto investiga o caso, Mare precisa lidar com problemas pessoais e profissionais.

Em Mare of Easttown, vemos como a morte de uma garota e o desaparecimento de outra têm um impacto revelador na vida dos vizinhos, policiais e pessoas influentes da cidade. Algo semelhante que está presente em Adolescência, onde o assassinato de uma jovem desnuda uma conturbada rede de violências e ressentimentos presentes em uma escola. O show obteve 95% de aprovação no Rotten e nota 8,4 no IMDb.

 Reprodução/IMDb Em Mare of Easttown, Kate Winslet é uma investigadora que precisa desvendar um crime — Foto: Reprodução/IMDb

Antes da série Adolescência, o ator Stephen Graham e o diretor Philip Barantini trabalharam juntos em O Chef, filme de drama de 2021 elogiado pelo público e crítica. Com a repercussão positiva do longa, os dois retornaram a história com uma minissérie de quatro capítulos de mesmo nome. O enredo é focado no restaurante Head Chef of Jones & Sons, administrado por Andy (Graham). Depois que ele sai do restaurante, a gestão fica por conta de Carly.

O novo líder quer fazer de tudo para que o restaurante se torne um estabelecimento cinco estrelas, nem que para isso ele transforme a cozinha numa verdadeira panela de pressão prestes a explodir com tantas brigas internas e metas não cumpridas. Apesar da série não estar disponível no Brasil, o longa original pode ser visto no Amazon Prime Video. Possui 100% de aprovação no RT e nota 8,4 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Um chef de cozinha tenta equilibrar seu trabalho com fortes problemas pessoais — Foto: Reprodução/The Movie Database

9. Que Falta Você me Faz (2025)

Estrelada em janeiro desse ano, Que Falta Você me Faz é mais uma produção da Netflix que adapta os romances do autor americano Harlan Coben, conhecido pelos livros de suspense policial. Nessa nova minissérie, conhecemos Kat Donovan, uma detetive que nunca superou o sumiço de seu marido há 11 anos. Até que, repentinamente, Kat descobre que ele está ativo em um app de namoro. Quando eles finalmente se encontram, o homem parece bem diferente do que ela conhecia antes.

Que Falta Você me Faz elenca um mistério da mesma forma como é feito em Adolescência: apresenta um caso intrigante para que delicadamente algumas revelações sejam apresentadas ao público. Sem contar que Ashley Walters, que interpreta o detetive Luke Bascombe em Adolescência, está no elenco. Com Rosalind Eleazar (Slow Horses), Jessica Kate Plummer (Decameron) e Richard Armitage (A Grande Ilusão) no cast, o show recebeu aprovação de 48% no RT, mas a nota do público foi de 6,1 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Que Falta Você Me Faz é mais uma série inspirada nos livros de Harlan Coben — Foto: Reprodução/The Movie Database

10. Bônus: The Secret World of Incels

Um termo que ficou em voga após a estreia de Adolescência é "incel", uma junção das palavras inglesas "celibatary involuntary" (celibatário involuntário). O termo designa pessoas (em sua maioria, homens) que se consideram incapazes de encontrar parceiros amorosos e sexuais. O termo é investigado em The Secret World of Incels, episódio da série documental Untold. Apresentado pelo jornalista britânico Benjamin Zand, o programa conversa com pesquisadores e até mesmo integrantes da comunidade incel para descobrir de onde vem tanto ressentimento e ódio contra as mulheres. No momento, o show está indisponível no Brasil.

 Divulgação/Apple TV+ The Secret World of Incels faz parte da série de reportagens Untold — Foto: Divulgação/Apple TV+

🎥Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro