1 semana atrás 9

Curtiu Sexta Feira Muito Louca 2? 10 filmes com trocas de corpos para ver

Uma Sexta-Feira Mais Louca Ainda (2025), sequência do clássico de 2003, chegou ao Disney+. O longa, que traz de volta Lindsay Lohan e Jamie Lee Curtis, traz uma nova história envolvendo a troca de corpos entre mãe e filha, além de aprofundar na “loucura” que é o primeiro filme. Entretanto, a troca de corpos não é um artifício exclusivo desta produção. Ainda que a franquia mostre que a fórmula do caos mágico ainda funciona e continua conquistando novas gerações, o enredo já foi usado em outras obras, que vão desde troca de corpos entre casais, até entre uma adolescente e um criminoso.

Seja na troca de corpos com o crush da escola, como em Coisas de Meninos e Meninas (2006), ou subverter o gênero e trazer um tom sombrio para a trama, como em Freaky – No Corpo de Um Assassino (2020), o recurso é constantemente usado pelo cinema no mundo inteiro, chegando até ao Brasil em Se Eu Fosse Você (2006). De clássicos dos anos 2000 a adaptações mais recentes, o TechTudo separou uma lista com dez títulos que exploram este subgênero da comédia e conseguem reinventar uma premissa que pode ser simples na sua concepção.

 Divulgação/Globo Filmes Se Eu Fosse Você 2 é a sequência de um clássico da comédia brasileira com Gloria Pires e Tony Ramos — Foto: Divulgação/Globo Filmes

A seguir, você verá a sinopse, elenco e repercussão das seguintes produções:

1. Sexta-feira Muito Louca (2003)

Para que Uma Sexta-feira Mais Louca Ainda (2025) chegasse aos cinemas, um clássico teve que nascer. A comédia dos anos 2000 dirigida por Mark Waters (Os Pinguins do Papai) acompanha Tess (Jamie Lee Curtis), uma psicóloga sobrecarregada, e Anna (Lindsay Lohan), uma adolescente rebelde que vive em atrito constante com a mãe. Tess está dividida entre entender os problemas da filha que sofre com a morte prematura do pai e seu casamento com Ryan (Mark Harmon), ação que Anna repudia. A dupla troca de corpo após a magia de um biscoito da sorte e deverão passar o dia fingindo ser a outra até que consigam achar um jeito de resolver o problema.

Escrito por Heather Hach (O Que Esperar Quando Você Está Esperando) e Leslie Dixon (Sem Limites), o longa é inspirado no livro homônimo de Mary Rodgers. O filme conta com nomes estrelados como Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo), Lindsay Lohan (Meninas Malvadas), Mark Harmon (NCIS – Investigação Naval), Harold Gould (Mestre do Disfarce) e Chad Michael Murray (A Nova Cinderela). Mesmo após mais de duas décadas desde o lançamento, a produção manteve uma boa recepção do público, somando 88% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 6,4 no IMDb. Ele está disponível na Disney+.

 Reprodução/IMDb Em Sexta-Feira Muito Louca (2003), mãe e filha trocam de corpos — Foto: Reprodução/IMDb

A comédia dirigida por Burr Steers (Orgulho e Preconceito e Zumbis) acompanha Mike O’Donnell (Matthew Perry), um adulto frustrado que viveu uma adolescência de ascensão e popularidade. Após um evento mágico, Mike volta a ter 17 anos, dessa vez interpretado por Zac Efron (O Rei do Show), e tenta mudar o rumo da própria vida. Para isso, ele retorna ao colégio como adolescente enquanto tenta se conectar com os filhos e repensar decisões que tomou no passado.

Escrito por Jason Filardi (Drum - Gritos de Revolta), o longa conta com um elenco estrelado por Matthew Perry (Friends), Zac Efron, Thomas Lennon (Como Perder um Homem em 10 Dias), Leslie Mann (Mulheres ao Ataque), Michelle Trachtenberg (Gossip Girl) e Sterling Knight (Sunny entre Estrelas). O filme conta com uma recepção morna da crítica e do público, com 57% no Rotten Tomatoes e nota 6,4 no IMDb. Ele está disponível para os assinantes da HBO Max.

 Reprodução/IMDb Zac Efron dividiu personagem com Matthew Perry em 17 Outra Vez — Foto: Reprodução/IMDb

3. Se Eu Fosse Você (2006)

O filme brasileiro dirigido por Daniel Filho (Selva de Pedra) é uma comédia que acompanha troca de corpos entre Cláudio (Tony Ramos), um publicitário de sucesso, e Helena (Glória Pires), uma professora de música, após uma discussão intensa. O casal tenta manter a normalidade enquanto cada um assume por completo a vida do outro. Cláudio precisa lidar com o coral infantil e as demandas familiares, enquanto Helena enfrenta pressões da agência de publicidade. O caso só se resolve quando ambos compreendem melhor a rotina que ignoravam um do outro.

 Reprodução/O Globo Um terceiro filme do universo Se Eu Fosse Você (2006) está sendo produzido — Foto: Reprodução/O Globo

4. Eu Queria Ter a Sua Vida (2011)

A comédia dirigida por David Dobkin (Penetras Bons de Bico) acompanha dois amigos que levam rotinas opostas e passam por uma troca de corpos após uma noite de bebedeira, o que os obriga a correr para evitar o caos nas vidas trocadas. Dave Lockwood (Jason Bateman), um advogado que enfrenta pressão no trabalho e na família com seus três filhos, vivendo dentro do corpo de Mitch Planko (Ryan Reynolds), um ator solteiro que evita responsabilidades.

 Divulgação/IMDb Ryan Reynolds e Jason Bateman eram amigos de longa data antes da gravação de Eu Queria Ter a Sua Vida (2011) — Foto: Divulgação/IMDb

O longa dirigido por Tom Brady (Animal) e escrito em parceria com Rob Schneider (Gigolô Por Acidente) conta a história de uma adolescente popular que acorda no corpo de um homem mais velho após um acidente mágico causado por um par de brincos, o que obriga a jovem a enfrentar uma realidade completamente diferente às vésperas do baile da escola. Jessica (Rachel McAdams) é uma líder de torcida vaidosa e cruel tentando recuperar a antiga vida enquanto aprende a lidar com o corpo de Clive (Rob Schneider), um criminoso fracassado que também precisa se adaptar à rotina da adolescente.

 Divulgação/IMDb Garota Veneno (2002) foi o primeiro filme de Rachel McAdams no cinema — Foto: Divulgação/IMDb

6. Coisas de Meninos e Meninas (2006)

A comédia dirigida por Nick Hurran (A Agenda Secreta do Meu Namorado) mostra como dois jovens com personalidades extremas vizinhos precisam conviver com a rotina um do outro enquanto tentam desfazer um feitiço de troca de corpos. A história acompanha Nell (Samaire Armstrong), uma aluna aplicada, e Woody (Kevin Zegers), um atleta impulsivo, que se veem sendo obrigados a viver a vida um do outro até que o encantamento consiga ser quebrado. Como de praxe, a dupla começa a ceder aos conflitos após serem obrigados a ver o mundo através da perspectiva do outro.

O longa é protagonizado por Samaire Armstrong (Três Louras Contra a Máfia), Kevin Zegers (Bud - O Cão Amigo), Sherry Miller (Uma Garota de Sorte), Sharon Osbourne (Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro) e Emily Hampshire (As Aventuras Sexuais de um Casal em Crise), além de contar com Geoff Deane (Shrek) e Steve Hamilton Shaw (Gnomeu e Julieta) como roteiristas. O filme recebeu boas críticas, somando 67% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 6,2 no IMDb. Ele não está disponível nos streamings no Brasil atualmente.

 Divulgação/IMDb Sharon Osbourne, uma das estrelas de Coisas de Meninos e Meninas (2006), era esposa de Ozzy Osbourne, com uma música do marido sendo tocada durante o baile de formatura do longa — Foto: Divulgação/IMDb

7. Freaky – No Corpo de Um Assassino (2020)

Dirigido por Christopher Landon (A Morte Te Dá Parabéns) e escrito em parceria com Michael Kennedy (Santa Noite), o longa de comédia e terror adapta o mesmo livro que inspirou Sexta-Feira Muito Louca (2003), mas de uma forma mais macabra. Nessa adaptação, a história acompanha Millie Kessler (Kathryn Newton), uma adolescente que troca de corpo com um serial killer após um ataque místico e precisa reverter a situação em 24 horas. Enquanto ela tenta recuperar o seu corpo, no entanto, ela deve fugir de uma uma caçada policial por parecer um assassino perigoso. Já o assassino, interpretado por Vince Vaughn (Os Estagiários), ocupa o corpo de uma estudante comum e planeja novos crimes.

O longa é estrelado por Kathryn Newton (Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania), Celeste O'Connor (A Good Person), Misha Osherovich (A Guardiã da Floresta), Katie Finneran (A Idade Dourada) e Kelly Lamor Wilson (O Pior Vizinho do Mundo). Ele foi bem recebido pelo público e pela crítica, somando 84% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 6,3 no IMDb. O filme está está disponível para aluguel na Amazon Prime Video e na Apple TV.

 Divulgação/Rotten Tomatoes O nome original do filme era Freaky Friday the 13th, uma forma de homenagear os filmes Sexta-Feira 13 — Foto: Divulgação/Rotten Tomatoes

Outro clássico dos anos 2000, a comédia romântica dirigida por Donald Petrie (Miss Simpatia) e apresenta a história de Ashley Albright (Lindsay Lohan), jovem considerada a mais sortuda de Nova York. Entretanto, tudo muda quando ela beija Jake Hardin (Chris Pine), um homem extremamente fracassado e azarado. Após o beijo, a sorte dos dois inverte, com a trama seguindo Ashley após perder a sorte e enfrentar situações caóticas, enquanto Jake usa a nova maré positiva para tentar impulsionar a carreira de uma banda iniciante.

O longa escrito por I. Marlene King (Pretty Little Liars: The Perfectionists), Amy Harris (The Comeback) e Jonathan Bernstein (Missão Quase Impossível) é estrelado por Lindsay Lohan (Operação Cupido), Chris Pine (Star Trek), Samaire Armstrong (Terror na Pradaria), Faizon Love (Encontro de Casais) e Missi Pyle (A Fantástica Fábrica de Chocolate). Com trilha sonora do McFly, o filme foi massacrado pela crítica, arrecadando míseros 14% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 5,5 no IMDb. Ele está disponível na Disney+.

 Reprodução/IMDb Sorte no Amor é estrelado por Lindsay Lohan e Chris Pine — Foto: Reprodução/IMDb

A comédia romântica dirigida por Gary Winick (Cartas para Julieta) acompanha Jenna Rink, interpretada na versão jovem por Christa B. Allen, uma adolescente que enfrenta um aniversário desastroso e deseja pular para a vida adulta para conquistar popularidade e independência. O pedido do seu 13º aniversário se realiza e, de forma mágica, ela se transforma em uma mulher de 30 anos, vivida por Jennifer Garner.

Entretanto, Jenna percebe que a vida adulta não é tão maravilhosa como imaginava, com ela tendo que entender a nova rotina enquanto descobre que a vida adulta inclui responsabilidades, frustrações e vínculos perdidos, como o com o seu melhor amigo Matt (Mark Ruffalo), que seguiu outro caminho na vida adulta.

 Divulgação/IMDb De Repente 30 (2004) é um dos clássicos dos anos 2000 — Foto: Divulgação/IMDb

10. Socorro, Virei Uma Garota! (2019)

A produção brasileira dirigida por Leandro Neri (Luccas e Gi em: Dinossauros) acompanha a história de Júlio (Victor Lamoglia), adolescente tímido que deseja se tornar popular após ver uma estrela cadente. O pedido provoca uma mudança mágica que o transforma em Júlia (Thati Lopes), versão feminina que atrai atenção imediata na escola. O adolescente então começa a tentar entender a nova identidade enquanto enfrenta desafios ligados ao corpo, à convivência escolar e ao convívio com Melina (Manu Gavassi), paixão antiga que agora se aproxima de Júlia.

Escrito por Paulo Cursino (O Candidato Honesto) e estrelado por Victor Lamoglia (Ninguém Tá Olhando), Thati Lopes (Diários de Intercâmbio), Manu Gavassi (Malhação), Kayky Brito (Chocolate com Pimenta), Nelson Freitas (Eike - Tudo ou Nada) e Lipy Adler (O Último Virgem), o longa teve uma recepção morna da crítica, somando nota 5,8 no IMDb. O filme encontra-se atualmente disponível para os assinantes da Paramount+.

 IMDb Na época do lançamento de Socorro, Virei Uma Garota! (2019), Thati Lopes namorava Victor Lamoglia — Foto: IMDb

Com informações de IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10), Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e JustWatch (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10).

📽️Filmes que você citou na redação do ENEM!

Filmes que você citou na redação do ENEM!

Filmes que você citou na redação do ENEM!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro