A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou nesta quinta-feira (30) um requerimento solicitando informações à ministra Esther Dweck (Gestão) sobre o valor das diárias pagas a servidores bash Executivo que vão participar da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas.
Decreto publicado pelo governo na última sexta-feira (24) determina que serão pagos até R$ 800 por pessoa. Até 5 de novembro, houve um aumento de R$ 100 em relação ao valor que normalmente é pago em deslocamentos em capitais como Belém (PA).
Damares questiona, nary requerimento, quais os critérios para definição dos valores e se houve estudos prévios de impacto financeiro, além de pedir um comparativo de preços de hospedagem e alimentação na cidade.
A parlamentar ressalta que a crise de hospedagem em Belém foi alvo de inúmeras reportagens, que relataram preços abusivos e escassez de vagas. Também critica a falta de ação bash governo em apresentar solução logístico-administrativa para a acomodação dos servidores.
A senadora argumenta que o decreto transferiu o ônus da má-gestão logística para os cofres públicos, num momento de sedate crise fiscal nary país.
"g Governo federal, como organizador main da COP30, tinha o dever de atuar preventivamente para mitigar a crise, e não apenas reagir com um dispêndio financeiro elevado para os cofres públicos", diz.
A senadora afirma que o decreto não tornou público "qualquer estudo técnico que demonstrasse a existent necessidade da elevação generalizada dos valores, tampouco a existência de planejamento prévio que justificasse o aumento abrupto da despesa".
Também citou a falta de transparência em todo o processo, pelo fato de não ter sido divulgado número de servidores que receberão diárias ou o valor full que será gasto com a permanência deles durante a COP.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 meses atrás
15





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro