6 meses atrás 10

De filme com Amir Klynk à prisão com drogas no barco: quem é o brasileiro acusado de velejar para o tráfico

O Fantástico revelou detalhes da prisão de um velejador brasileiro apontado como integrante de uma quadrilhava que levava cocaína para a Europa e a Ásia. Flávio Fontes trabalhou com o navegador e escritor Amyr Klink entre 2003 e 2012. Em 2005, ele apareceu no documentário “O Continente Gelado”, como integrante da tripulação do veleiro Paratii 2, durante uma viagem à Geórgia do Sul, um território britânico próximo à Antártica.

Em um dos seus livros, o navegador Amyr Klink escreveu:

“Flávio Fontes viajou comigo durante mais de dez anos... Já fomos juntos pela Antártica pelo menos nove vezes. Já me salvou a vida inúmeras vezes e eu devo ter salvado a dele em algum momento.”

Segundo a esposa de Amyr Klynk, o marido trabalhou com Flávio há mais de 15 e que, de lá para cá, eles não tiveram mais notícia dele.

Velejador brasileiro, Flávio Fontes — Foto: Reprodução/TV Globo

Segundo as investigações, em 2021, Flávio Fontes aceitou a proposta de usar o conhecimento técnico que tinha para transportar drogas para o exterior em troca de R$ 1 milhão. Já em 2023, virou alvo das autoridades após ser pego pela Marinha americana com três toneladas de cocaína no litoral africano.

Droga foi apreendida pela polícia espanhola nas Ilhas Canárias — Foto: Reprodução/TV Globo

Na primeira missão, em 2022, o veleiro partiu vazio de Ilhabela. A droga foi embarcada em alto-mar e descarregada 36 dias depois, no litoral africano. Flávio conseguiu voltar ao Brasil sem ser pego, mas logo embarcou em uma segunda viagem — com mais três toneladas de cocaína. Dessa vez, foi interceptado pela Marinha americana antes de concluir a entrega. O veleiro foi destruído e Flávio, preso.

Nos Estados Unidos, decidiu colaborar com as autoridades e revelou detalhes do esquema. Flávio está detido em um presídio na Flórida, nos Estados Unidos, e teve a pena reduzida após colaborar com as investigações. Ele também não tem mais advogado, e a família não quis se manifestar.

Veleiro interceptado com drogas foi destruído — Foto: Reprodução/TV Globo

Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:

Um experiente velejador brasileiro aceita entrar para uma quadrilha por um milhão de reais.

Um experiente velejador brasileiro aceita entrar para uma quadrilha por um milhão de reais.

Ouça os podcasts do Fantástico

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro