O defensor público-geral federal, Leonardo Magalhães, autorizou o envio de uma força-tarefa da Defensoria Pública da União para ajudar vítimas dos tornados que atingiram Rio Bonito do Iguaçu, centro-sul do Paraná, na semana passada e deixaram ao menos sete mortos.
A operação emergencial está prevista para ocorrer até o dia 28. O órgão vai ajudar na regularização de documentos, acesso a benefícios, atendimento jurídico de emergência e na identificação de violações de direitos, em atuação coordenada com a Defensoria Pública do Paraná para evitar sobreposição de trabalho e acelerar a resposta pública.
O defensor público-geral federal diz que a ideia é "chegar rápido, reduzir danos sociais e impedir que a desorganização pós-desastre deixe famílias sem proteção".
Em Rio Bonito do Iguaçu, os ventos chegaram a 330 km/h, em uma estimativa divulgada pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). Além do tornado que atingiu a cidade, mais dois foram registrados no Paraná na sexta-feira (7).
Relatório preliminar em produção por técnicos do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) e da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) indica que 40% dos imóveis de Rio Bonito do Iguaçu (PR) que foram atingidos de algum modo pelos ventos precisarão ser totalmente reconstruídos. Cerca de 90% das construções foram devastadas, segundo levantamento.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 semanas atrás
4





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro