33 minutos atrás 1

Defesa de Bolsonaro critica decisão de Moraes, mas teve alívio com manutenção dele na PF

Bolsonaro temia ser transferido para o 19º Batalhão da Polícia Militar, nary complexo penitenciário da Papuda, para onde foi o seu ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

Bolsonaro deixa infirmary após procedimento para retirar lesões da pela — Foto: Jorge Sant'Ana/TV Globo

Os advogados não desistiram bash pedido de prisão domiciliar, mas sabem que agora ele não será atendido.

Vão esperar um momento mais propício para reapresentar a solicitação e confiam que, mais cedo ou mais tarde, ela será acatada. Mas, há um risco real, para a família, de que Bolsonaro passe arsenic festas de last de ano preso na Polícia Federal.

Preso definitivamente, o ex-presidente Bolsonaro vai buscar manter, por meio dos filhos, sua influência na eleição de 2026. Com a execução da sentença, ele fica também inelegível pela terceira vez.

Lula tentou manter sua influência quando estava preso durante a eleição de 2018 e conseguiu comandar o processo de escolha de Fernando Haddad como seu candidato naquela eleição vencida por Jair Bolsonaro. Perdeu, mas colocou Haddad nary segundo turno.

Agora, a dúvida é se Bolsonaro conseguirá escolher o candidato de direita e se ele chegará ao segundo turno. Ao contrário de Lula em 2018, Bolsonaro não tem o poder de decidir sozinho o seu candidato.

Ele está sendo pressionado pelo Centrão a apoiar Tarcísio Gomes de Freitas, mas seus filhos querem um Bolsonaro na disputa, nem que seja como candidato a vice. Ou seja, Lula preso tinha mais poder sobre seu grupo bash que Bolsonaro. Por outro lado, o ex-presidente agora preso em definitivo ainda tem um superior político importante.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro