3 meses atrás 24

Deixar a máquina de lavar sempre na tomada pode causar ACIDENTES; entenda

Deixar a máquina de lavar na tomada direto ou não é uma dúvida frequente de quem tem um desses aparelhos em casa. Alguns eletrodomésticos como geladeira, lava-louças e micro-ondas podem ser mantidos conectados à tomada sem grandes preocupações, mas no caso da lavadora de roupas existem certas questões que precisam ser avaliadas, a fim de evitar possíveis acidentes tanto com o aparelho, quanto com as pessoas que usam no dia a dia.

Para esclarecer sobre as situações, que podem resultar em custos com reparos, consumo de energia elétrica e também riscos de acidentes, o TechTudo preparou um guia com os tópicos mais importantes para te ajudar. A lista aborda as circunstâncias que podem danificar o aparelho e a instalação elétrica do seu imóvel, ocasionando curtos-circuitos, choques elétricos e até incêndios. Confira a seguir!

 Reprodução/Freepik Deixar a máquina de lavar roupas plugada na tomada mesmo sem uso pode causar acidentes; entenda — Foto: Reprodução/Freepik

Máquina de lavar na tomada: entenda os riscos

Saiba por que sua máquina de lavar não deve permanecer plugada na tomada se não estiver em uso. Acompanhe, a seguir, os assuntos que serão abordados nesta matéria:

  1. Deixar a máquina de lavar ligada direto dá defeito no aparelho?
  2. Quais os riscos de deixar a máquina de lavar ligada direto?
  3. Máquina de lavar antiga pode ficar ligada na tomada direto?
  4. Deixar a máquina de lavar na tomada direto gasta mais luz?

1. Deixar a máquina de lavar ligada direto dá defeito no aparelho?

Manter a máquina de lavar roupas ligada constantemente na tomada, ainda que não esteja sendo utilizada, pode danificar o aparelho. Uma das situações que pode ocorrer é a sobrecarga de energia elétrica em caso de picos de luz. Nesses casos, quando a rede é restabelecida pode ocorrer uma descarga maior no equipamento, causando danos que vão comprometer seu funcionamento.

Além disso, se houver algum comprometimento nas instalações elétricas da residência o eletrodoméstico sofrerá avarias, caso esteja permanentemente plugado na tomada. Por isso, a orientação é retirar o plugue da máquina de lavar roupas da tomada assim que os ciclos selecionados finalizarem.

 Reprodrução/Pexels Manter a máquina de lavar roupas plugada na tomada pode danificá-la — Foto: Reprodrução/Pexels

2. Quais os riscos de deixar a máquina de lavar ligada direto?

Por ser um eletrodoméstico que funciona diretamente com água, existe o risco de choques elétricos, já que o material é um forte condutor de eletricidade. Em modelos antigos, essa probabilidade tende a aumentar por conta da fiação antiga e desgastada, podendo até provocar curtos-circuitos. Em situações mais extremas, a depender do estado do aparelho e da rede elétrica, esses curtos podem evoluir para acidentes piores, como incêndios.

 Reprodução/Freepik O eletrodoméstico mantido na tomada mesmo sem uso pode sofrer danos como curtos-circuitos — Foto: Reprodução/Freepik

3. Máquina de lavar antiga pode ficar ligada na tomada direto?

Alguns eletrodomésticos chegam a consumir uma pequena quantidade de energia elétrica se estiverem plugados na tomada, mesmo estando desligados. Esse gasto, entretanto, pode ser maior se a máquina de lavar for um modelo antigo. Devido à falta de recursos e tecnologia de ponta, esses produtos tendem a consumir mais eletricidade se comparado às versões modernas. Porém, o risco maior fica por conta de componentes já desgastados, que podem resultar em curtos-circuitos e choques elétricos.

 Reprodução/Freepik Lavadoras de roupas antigas podem apresentar fiação e outros componentes desgastados, que podem ocasionar curtos-circuitos — Foto: Reprodução/Freepik

4. Deixar a máquina de lavar na tomada direto gasta mais luz?

Lavadoras de roupas mais modernas podem contar com o recurso stand-by, onde o aparelho continua consumindo energia mesmo desligado. Ainda que esse consumo seja reduzido, manter a máquina de lavar roupas plugada na tomada pode impactar negativamente na conta de luz. Além disso, elas também costumam dispor de painéis digitais com visores e relógios, que consomem energia quando o aparelho permanece ligado na tomada.

Por fim, como mencionado no tópico anterior, as versões antigas do eletrodoméstico tendem a consumir mais energia elétrica para funcionar. Dessa forma, mantê-las ligadas na tomada faz com que continuem "puxando" energia.

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro