8 meses atrás 12

Denza Z9 GT: testamos carro que estaciona sozinho e anda de lado; assista

Um carro elétrico com direção e baliza autônoma. Esse é o Denza Z9 GT, nova perua da série de luxo da BYD (Build Your Dreams). O TechTudo foi até a China* para conhecer esse veículo poderoso, que além de anunciar potência, conforto e segurança, tem uma série de recursos tecnológicos que prometem elevar essa experiência. Por lá, fizemos o test drive do modelo no modo com motorista e, além de sentir um pouco da direção do carro, vimos o sistema com Inteligência Artificial do Denza em ação.

Um dos maiores destaques do carro é o seu modo automático. Em um test ride (quando andamos no banco de carona), vimos o Z9 GT dirigir e até estacionar sozinho. O modo autoparking é uma verdadeira atração! A seguir, veja como o Denza Z9 GT se saiu nos testes e os recursos tecnológicos que mais chamaram a nossa atenção, além do seu preço.

Esse é o carro ideal para quem não sabe estacionar!

Esse é o carro ideal para quem não sabe estacionar!

Test ride: vimos o modo autônomo do Z9 GT em ação!

Sim, o Z9 GT anda sozinho — e o faz com maestria! Realizamos um test ride de cerca de 20 minutos com o Denza em uma rua da China. Eram cerca de 10 ou 11 horas da manhã de uma sexta-feira, e o trânsito estava bom. Fomos no banco do carona e havia uma pessoa sentada no lugar do motorista. Apesar do carro estar no modo autônomo, o seu sistema, por uma questão de segurança, pede que o piloto esteja com as mãos encostadas ao volante.

 Tainah Tavares/TechTudo Fizemos um test ride no carro autônomo da BYD em uma rua da China — Foto: Tainah Tavares/TechTudo

E, de fato, vimos o carro dirigir sozinho — e muito bem. O automóvel acelerou, freou quando foi ultrapassado ou chegou ao sinal vermelho, deu setas e desacelerou ao identificar um pedestre. Tudo foi cumprido perfeitamente. A mágica acontece graças ao sistema BAS 3.0+, que coordena 33 sensores inteligentes com capacidade de processar mais de cem sinais em tempo real. Ele funciona como uma assistência avançada que excede os limites da direção humana e amplifica a resposta do veículo ao menor dos estímulos. Com isso, a automação garante uma viagem mais estável e segura mesmo nas condições mais adversas, como em curvas fechadas e dias chuvosos.

Ao fim do percurso, o autônomo avisou que o destino estava próximo. Foi então que o motorista pisou em um dos pedais — apenas para nos mostrar como sair do modo autônomo — e assumiu o controle do veículo. A viagem foi tranquila e eu me senti muito, muito segura.

Denza Z9 GT: o carro que estaciona sozinho

Ouso dizer que o aspecto mais atrativo do Denza é o modo autoparking. Afinal, quem nunca encontrou uma vaga tão apertada que desejou que o carro estacionasse sozinho? O Z9 GT realiza o feito graças ao controle absoluto que o sistema BAS 3.0+ tem sobre os seus múltiplos motores, que falaremos sobre já, já. Em tese, é necessário apenas ligar o veículo e, com as configurações devidamente ajustadas, tocar na tela do sistema de bordo para fazer a baliza. O que torna o feito ainda mais interessante ao olhar é que o carro consegue fazer a manobra “de ladinho”. Sim! Essa função, apelidada pela BYD de crab-walking (ou “caminhada de caranguejo” em tradução livre do inglês ao português) possibilita que as rodas traseiras se movam de forma independente das dianteiras.

É claro que testamos a baliza autônoma do veículo e, para que tudo desse certo, foi necessário alinhar a frente do carro na vaga almejada, conforme o computador de bordo nos orientou, arrastar o veículo na tela touch principal e, então, deixar o computador interno fazer a trabalho pesado. Fizemos isso com o auxílio de um copiloto que falava mandarim — e entendia as orientações que o modelo dava para a gente.

 Tainah Tavares/TechTudo Confira os detalhes do Denza Z9 GT, o novo autônomo da BYD — Foto: Tainah Tavares/TechTudo

Mas é importante contar que, no momento do nosso teste, o carro demorou um pouco para executar a baliza ao alegar que havia pessoas próximas ao veículo. Elas estavam há cerca de um metro da lateral esquerda. Depois que elas se afastaram, o autônomo seguiu os comandos. Ele andou de lado, como um caranguejo: um verdadeiro milagre da tecnologia! (No vídeo, é possível perceber que a manobra fez um pouco de barulho, mas o atribuo ao asfalto que era novo e estava cheio de pedrinhas, o que gerou atrito com o pneu).

Confesso que a demora na execução me frustrou um pouco. Entendi que a lentidão aconteceu em decorrência de uma medida de segurança. No entanto, as pessoas identificadas pelo Denza estavam fora do percurso que ele realizaria, apesar de próximas ao veículo. Isso me faz questionar se a tecnologia já está pronta para trânsitos mais conturbados, com mais pedestres e veículos, como os de muitas cidades do Brasil.

Mais recursos e tecnologias do Denza Z9 GT

De fato, o modo autônomo do Z9 GT é um atrativo especial. Mas realizar o test drive desta máquina foi uma senhora experiência. O modelo híbrido plug-in (PHEV) leva 3,6 segundos para alcançar 100 km/h. Para isso, ele combina três motores elétricos com potência total de 858 cavalos (cv) com um motor a gasolina de 203 cv, que aumenta a autonomia do veículo.

 Tainah Tavares/TechTudo Com modo autoparking, o Denza tem uma tecnologia que consegue estacionar sozinho e "de ladinho" — Foto: Tainah Tavares/TechTudo

A potência do veículo é absurda, e a direção é muito gostosa. No entanto, como eu não pude ultrapassar os 60 km/h, o que roubou a cena foi o conforto do veículo. Depois que o copiloto deu um comando de voz, eu passei a receber massagem nas costas. A ventilação do ar-condicionado também passou a sair pelas poltronas. Os cerca de cinco minutos de direção foram como um spa.

Por falar em assistentes virtuais, o carro aceita diversos comandos por voz. É possível ajustar a climatização, abrir as janelas ou o teto solar, mudar a música, por exemplo, sem tirar as mãos dos volantes. Mais uma vez, quem deu esses comandos foram o copiloto, pois a Inteligência Artificial do sistema é compatível, até o momento, apenas com o idioma da China. No que vi, apesar das limitações do idioma, o sistema funcionou e atendeu aos comandos com agilidade e sem necessidade de repetição — pelo menos, foi essa a impressão que o meu "ouvido chinês" teve.

O Z9 GT conta ainda com um heads-up display discreto, que leva as informações mais importantes da viagem diretamente para o para-brisas, sem distrair o motorista, e um display principal de 17,3 polegadas que reúne os principais comandos do carro. O copiloto também conta com uma central de entretenimento de 13,2 polegadas. Para fechar os destaques tech, o veículo traz luz ambiente com 128 opções de cores e dois carregadores de celular por indução no apoio de braço.

Bateria e autonomia do Z9 GT

A autonomia do Denza Z9 GT depende da configuração de motor escolhida. O modelo híbrido, que testamos, conta com arquitetura e-platform 3.0 e sistema DM de 5ª geração, e tem uma bateria LFP de 38,5 kWh. Isso é o suficiente para alimentar os motores elétricos por até 201 km. Com o auxílio do motor a gasolina, sua autonomia sobe para 1.100 km sem a necessidade de uma nova carga.

A versão 100% elétrica sacrifica a autonomia em troca de uma maior impulsão e economia. Construído com uma arquitetura e-Platform 3.0 Evo, carrega uma bateria LFP de 100,1 kWh. Com isso, o modelo consegue percorrer até 630 km antes de precisar de uma recarga.

O Denza Z9 GT é uma perua com desenho esportivo projetado pelo lendário Wolfgang Egger, veterano da Alfa Romeo, Audi e Lamborghini. O exterior lembra o design do Porsche Panamera, porém com linhas mais ousadas e uma lanterna majestosa que traz uma assinatura própria.

 Tainah Tavares/TechTudo A lanterna do Denza Z9 GT traz uma assinatura própria que esbanja elegância — Foto: Tainah Tavares/TechTudo

Novamente, o modelo híbrido traz pequenas distinções em relação à versão elétrica, com destaque para o para-choque dianteiro mais robusto e uma entrada de ar maior. Nas dimensões, isso se traduz em uma diferença ínfima. O EV mede 5,18 m de comprimento, 1,99 m de largura e 1,48 m de altura. A versão híbrida é um centímetro mais longa.

O veículo está disponível em quatro cores: prata, branco, cinza e preto. Por dentro, as opções são bordeaux e bege. Para reforçar a imagem luxuosa, o controle de marcha traz um formato extravagante de diamante — esse detalhe, confesso que achei um pouco demais.

Preço e... o Denza Z9 GT vai chegar ao Brasil?

A Denza é uma marca de carros premium, fruto de um consórcio entre BYD e Mercedes, mas hoje pertence totalmente a BYD. A Denza confirmou que chegará ao Brasil ainda em 2025 com uma rede de concessionárias própria. A empresa, no entanto, ainda não divulgou quais modelos vão ser vendidos em solo brasileiro.

Questionados sobre a vinda do Z9 GT para o Brasil, os funcionários não se comprometeram. Segundo fontes internas, a empresa ainda está estudando o mercado brasileiro para definir quais modelos serão lançados. O Denza Z9 GT híbrido é vendido na China por um valor equivalente à cerca de R$ 265 mil em sua versão mais "modesta"; e R$ 325 mil no pacote mais completo. Esses preços, no entanto, são a conversão direta para o real e não consideram possíveis taxações. Caso a Denza decida vender o Z9 GT no Brasil, a expectativa é que o valor final seja mais alto que o da conversão direta.

*A jornalista viajou para a China a convite da BYD

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro