2 horas atrás 1

Departamento de Justiça dos EUA abre inquérito sobre violações de direitos civis no assassinato de Alex Pretti

Investigação federal de direitos civis vai apurar a morte de morador de Minneapolis durante ação da Patrulha de Fronteira; FBI assume o caso.


Vídeo mostra briga entre ICE e Alex Pretti, uma semana antes do enfermeiro ser morto

Vídeo mostra briga entre ICE e Alex Pretti, uma semana antes do enfermeiro ser morto

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação federal de direitos civis sobre a morte de Alex Pretti, enfermeiro de 37 anos, morador de Minneapolis que foi morto no sábado (24) por agentes do serviço de imigração, disseram autoridades federais.

“Estamos analisando tudo que possa esclarecer aquele dia”, afirmou o vice-procurador geral Todd Blanche nesta sexta-feira (30).

O anúncio veio depois da confirmação pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) de que o FBI agora liderará a investigação sobre a morte de Pretti.

Alex Pretti, o homem que foi baleado por um agente federal em Minneapolis no sábado, 24 de janeiro de 2026 — Foto: AP

A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, revelou a mudança durante uma entrevista à Fox News na quinta-feira (29). Seu departamento havia dito anteriormente que a unidade Homeland Security Investigations seria responsável pela apuração.

A briga ocorreu no dia 13 de janeiro durante um protesto da população de Minneapolis contra a ampla operação anti-imigração realizada na cidade a mando do presidente dos EUA, Donald Trump. Pretti foi jogado no chão por agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE) após chutar a lanterna traseira de um veículo em que eles estavam.

Na confusão, registrada em dois vídeos de testemunhas, o enfermeiro gritou um palavrão contra os agentes federais, e um deles saiu do carro correndo em direção a ele e o agrediu. Outros sete oficiais saem do veículo, fazem cordão entre eles e a multidão que gritava e lançam bombas de gás lacrimogêneo. Após alguns segundos, o enfermeiro conseguiu se desvencilhar da briga e voltar para perto da multidão que protestava.

Trump compartilhou em suas redes sociais outro vídeo sobre o mesmo incidente, gravado de outro ângulo, que mostra o momento em que Pretti chutou a lanterna do carro, e uma legenda irônica, chamando-o de "agitador".

"Agitador e, talvez, insurgente", escreveu o presidente dos EUA. Ele diz ainda que "foi uma demonstração de abuso e raiva, para todos verem, um ato de loucura e descontrole".
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro