2 horas atrás 2

Deputado e ex-presidente do PSOL pedem ao Conar ação contra campanha de Nunes sobre árvores

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) e o ex-presidente do PSOL Juliano Medeiros enviaram representação ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) contra propaganda da gestão Ricardo Nunes (MDB) sobre o plantio de árvores na cidade de São Paulo. Chamada de "SP Mais Verde", a campanha é uma das principais ações de Nunes na área ambiental.

Para Valente e Medeiros, o marketing não tem respaldo na realidade, e a gestão municipal omite dados concretos sobre o plantio de árvores.

"Tais práticas se enquadram no conceito de publicidade ambiental potencialmente enganosa (greenwashing), reiteradamente rechaçado pelo Conar, que tem entendido como antiética a utilização de dados ambientais sem comprovação técnica, sem contextualização adequada ou com omissão de informações relevantes capazes de alterar a percepção do consumidor ou do cidadão", dizem ambos, na peça jurídica.

O Conar é um órgão ligado ao mercado publicitário que regula a confiabilidade de peças de propaganda.

Mais especificamente, os autores da ação afirmam que a prefeitura "extrapola impactos ambientais e climáticos, sugerindo correlação direta, imediata e linear entre números absolutos de plantio de árvores e redução de temperaturas urbanas".

Eles pedem que sejam apresentados metodologia, indicadores técnicos, estudos científicos ou recortes territoriais pela prefeitura.

Outra acusação é de que a propaganda de Nunes "utiliza apelos ambientais genéricos e simplificadores, capazes de induzir o público a erro quanto à magnitude, aos limites e à efetividade real das ações divulgadas".

O parlamentar e o ex-dirigente do PSOL pedem ao Conar que instaure procedimento de análise ética das peças publicitárias, requisitem à prefeitura dados e metodologia usados para embasar a campanha e identifiquem os responsáveis pela concepção das peças.

Ele requerem ainda que, caso sejam identificadas irregularidades, as peças sejam corrigidas ou suspensas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro