2 horas atrás 2

Deputado propõe anexar projeto do governo a texto que equipara facção a grupo terrorista

O deputado Danilo Forte (União Brasil-CE) apresentou nesta terça-feira (4) um requerimento para apensar o projeto Antifacção, enviado pelo governo ao Congresso na última sexta-feira (31), ao texto de sua autoria que equipara organizações criminosas a grupos terroristas.

No requerimento, o parlamentar argumenta que os dois textos são matéria correlata e têm objetivo análogo, por sugerirem modificações na legislação penal e processual com a finalidade de fortalecer o combate às facções criminosas, ao crime organizado e às milícias, "que atuam de forma a desestabilizar a ordem pública e a segurança estatal".

Forte afirma que, apesar de haver pequenas alterações técnicas, a intenção de ambos é o enfrentamento a facções, considerando que os dois projetos buscam o desmantelamento de organizações criminosas como o Comando Vermelho, o PCC e as milícias, "reconhecendo que a legislação atual é insuficiente para a gravidade da ameaça".

O deputado destaca que, conforme o critério de anterioridade, o projeto mais recente deve ser apensado ao mais antigo. "A apensação é fundamental para a racionalidade do processo legislativo, permitindo que a Comissão e o Plenário realizem uma análise global e conclusiva das proposições", escreve na justificativa.

"A tramitação conjunta possibilitará ao relator consolidar em um único Substitutivo o rigor penal do Legislativo e a eficácia processual do Executivo, evitando contradições e dispersão temática, em benefício de uma resposta de Estado mais robusta e eficiente", continua.

"Os projetos têm pontos similares, mas o do governo deixou de fora a classificação de terrorismo. Ou seja: o Executivo tentou copiar o tema, mas não teve a coragem de copiar o rigor", diz o parlamentar ao Painel.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro