2 anos atrás 129

Deputado vai à Justiça para barrar projeto de Tarcísio de privatização da Sabesp

O deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL-SP) ingressou nesta quarta-feira (1º) com um mandado de segurança na Justiça para suspender a tramitação do projeto de privatização da Sabesp enviado pelo governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

A proposta foi encaminhada à Casa em regime de urgência, como forma de garantir tramitação mais célere. Na ação, o parlamentar questiona o fato de o governador ter enviado um projeto de lei em vez de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição).

Ele afirma que há um "vício formal da iniciativa", pois, por se tratar da desestatização da empresa responsável pelo saneamento básico do estado, "a matéria só poderia ser discutida por meio de PEC".

Um projeto de lei comum precisa da aprovação de metade dos presentes. Já uma PEC requer a anuência de três quintos da Casa, 57 votos dos 94 deputados. "A tramitação em tal regime dispensa diversas formalidades", diz Cortez.

A ação também destaca que o presidente da Alesp, o deputado André do Prado (PL), não enviou a proposta para ser discutida nas comissões de de Administração Pública e Relações do Trabalho e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Para Cortez, o projeto "possui indissociável relação com as competências" desses colegiados —mas passará apenas pelas comissões de Constituição e Justiça, Infraestrutura e Orçamento.

O projeto de Tarcísio já recebeu 173 propostas de emendas de deputados desde que foi enviado à Assembleia. O número, segue o psolista na ação, "reflete a falta de discussão apropriada da matéria no estado de São Paulo, ante a urgência que o impetrado impõe à demanda, por versar sobre privatização de empresa pública, resultando em incongruências que viciam a propositura e violam seu trâmite legislativo".

Cortez pede que seja concedida medida liminar para "anulação imediata de todos os atos praticados até o momento na tramitação do projeto".

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro