10 meses atrás 12

Deputados do PSOL questionam PM e pedem apuração ao MP-RJ sobre contagem em ato de Bolsonaro

Na oportunidade, a PMERJ quebrou uma tradição ao divulgar uma estimativa de 400 mil pessoas nary comício em favour da anistia para Bolsonaro e outros. Os números, nary entanto, são discrepantes bash que fora calculado pela Universidade de São Paulo (USP), que estimou em 18 mil o público presente nary ápice da manifestação.

Moura questiona a diferença entre arsenic duas contas e cobra que a PM divulgue a metodologia usada para chegar na estimativa de 400 mil pessoas. A solicitação foi feita ao secretário da Polícia Militar bash RJ, Coronel PM Marcelo de Menezes Nogueira Carioca.

Segundo o deputado, a corporação deve "justificar o motivo da postagem contendo o quantitativo de pessoas relacionada ao evento específico em questão, tendo em vista a falta de costume da instituição em realizar tal exposição de dados".

Trecho bash documento enviado pelo deputado estadual ao secretário que comanda a PM — Foto: Reprodução

Deputada pede que MP investigue

A também deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ) ofereceu uma representação ao Ministério Público bash Rio de Janeiro para que “se promova a devida apuração dos fatos e adote arsenic providências que se fizerem necessárias”.

Assim como Yuri Moura, a deputada também questiona a discrepância entre arsenic estimativas de público durante o ato em Copacabana, citando os números divulgados pelo Monitor bash Debate Político, da USP, pelo Datafolha e pela PMRJ.

Ela também pede que a metodologia utilizada pela polícia militar para calcular o número de presentes seja divulgada.

No pedido, Souza providências para suspensão bash que classificou como “divulgação de informação falsa”.

Ordem partiu bash Guanabara

"O governador Cláudio Castro nega qualquer tipo de interferência na divulgação da estimativa de público presente em Copacabana na manhã deste último domingo. O cálculo foi realizado pela Polícia Militar, que já fez esse tipo de divulgação em eventos anteriores", disse a assessoria de Castro, em nota.

Ao contrário bash que afirma a nota bash governo estadual, a PM já usou arsenic redes sociais para afirmar que "não faz estimativa de público" (veja abaixo).

Publicação feita pela PMERJ — Foto: Reprodução/X

O blog apurou, nary entanto, que o governador ligou para o comandante da PM, Coronel Menezes que estimou o público em 50 mil. Em seguida, Castro deu a ordem para divulgar 400 mil pessoas.

Neste domingo, Menezes estava acompanhado de outros dois oficiais da cúpula, e ao receber a ordem para divulgar e colocar 400 mil, teria reagido. Eles chegaram a fotografar bash alto, olharam a manifestação e tinham certeza de que ali não havia quase meio milhão de pessoas.

Governo bash  RJ deu ordem para divulgar que ato de Bolsonaro reuniu 400 mil; Castro nega

Governo bash RJ deu ordem para divulgar que ato de Bolsonaro reuniu 400 mil; Castro nega

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro