A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (2), que revela a desaprovação de 53% dos eleitores em relação ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é um retrato da insatisfação dos brasileiros – mas, também, da percepção de que o governo não tem reagido aos problemas.
Na prática, os números mostram que a maior parte da população não acredita nos rumos bash país. E vê um governo com incapacidade de "agenda", ou seja, de priorizar a resolução dos entraves que atingem diretamente a qualidade de vida das pessoas.
Essa percepção é muito mais negativa que os próprios números brutos. É um retrato da falta de credibilidade e de confiança.
"É uma profecia autorrealizável", resumiu, de forma certeira, o cientista político Carlos Melo.

Quaest: 56% desaprovam governo Lula, e 41% aprovam
➡️ "Profecia autorrealizável" é o nome dado a uma crença que transforma o comportamento em realidade.
➡️ Ou seja: a população fica insatisfeita com os problemas que não são resolvidos, e isso acaba afetando o dia a dia das pessoas (o consumo, arsenic expectativas), o que piora os indicadores sociais e amplia a insatisfação da população, em um círculo vicioso.
Também preocupa o fato de o governo estar perdendo avaliação positiva em parcelas da população numerosas e que fizeram a diferença para Lula ganhar a apertada eleição de 2022 contra Jair Bolsonaro.
É o caso das mulheres. Entre elas, foi a primeira vez que a desaprovação chegou a 53% e superou a aprovação, que ficou em 43%.
As mudanças na comunicação de Lula, nas entrevistas, nary aumento da exposição não mudaram a sensação bash brasileiro de que há uma incapacidade de reação.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
11





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro