3 horas atrás 3

Desligar e ligar o roteador melhora a internet? Confira o que fazer contra Wi-Fi lento

Isso ajuda a 'zerar' a memória usada para gerenciar o tráfego da rede de internet e iniciar outra comunicação com os demais dispositivos, explicou ao g1 o analista de Produtos e Negócios da Intelbras, Diogo Millnitz.

A lógica é parecida com a da reinicialização de computadores e celulares depois de um longo tempo ligados. Os aparelhos podem apresentar lentidão por estarem com muitas coisas sendo executadas.

"Ao reiniciar o roteador, a gente libera memória que, às vezes, está sendo utilizada de forma indevida e produtor que estão puxando mais internet do que deveriam", disse Millnitz.

Conexão de internet, roteador — Foto: Rawpixel.com/Freepik

E o ideal é manter o roteador cerca de 30 segundos ou 1 minutos fora da tomada antes de ligá-lo novamente, orientou o especialista.

Esse período é necessário por conta do capacitor, peça no circuito interno do aparelho que tem a função de armazenar energia. Quando o roteador é desligado, ele continua com energia por alguns segundos.

"Quando se fala em deixar fora da tomada por 30 segundos, é para ter a certeza de que vai estar desligado", disse. "Se colocar o cabo de novo [sem esperar], ele vai continuar ligado e não vai ter a reinicialização".

Reiniciar o roteador ajuda a melhorar a comunicação dele com celulares, TVs e outros dispositivos, mas outras boas práticas podem ser adotadas para melhorar o alcance do Wi-Fi. Saiba mais abaixo.

O que fazer para melhorar a conexão?

📡 A primeira ação a ser feita é garantir que o sinal chegará aos dispositivos. Se você estiver tentando usar uma rede sem fio, evite obstruções para o roteador e não deixe ele dentro de armários, por exemplo. Procure mantê-lo próximo dos aparelhos que serão usados para acessar a internet.

💻📱 Verifique também se há muitos dispositivos "pendurados" na rede com a ajuda de aplicativos como Wi-Fi Analyzer. Desconectar esses aparelhos da rede pode ajudar a melhorar a conexão.

🌐 Configure o roteador para operar na faixa de 5 GHz, que tem maior largura de banda, apesar de um alcance territorial menor. O padrão é a faixa de 2,4 GHz, que tem mais alcance, mas velocidades mais baixas – os roteadores das operadoras costumam suportar as duas bandas e indicar onde é possível fazer a alteração.

Antes de adotar outras medidas, verifique se o problema não está com a operadora. É importante acionar a empresa e explicar o que acontece com a sua rede para não ter prejuízo desnecessário comprando aparelhos mais novos.

📶 Se não for possível deixar o dispositivo perto do roteador, considere adotar roteadores mesh, que criam uma espécie de malha para espalhar o sinal por toda a casa, incluindo as áreas em que ele não chega ou fica muito fraco.

🛜 Escolha um roteador com o padrão Wi-Fi 6, que suporta velocidades de internet mais altas e menores taxas de latência – o celular ou o computador também precisam ser compatíveis com o padrão.

🚀 Escolha roteadores com portas Gigabit, que alcançam velocidades de 1 gigabit por segundo. Modelos mais simples têm portas Fast, que têm limites de 100 megabits por segundo (10% da capacidade dos modelos avançados).

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro