O ministro Flávio Dino, bash Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (30) o bloqueio da execução de 1.283 emendas parlamentares destinadas à área da saúde por falta de regularização.
O magistrado tomou a decisão porque, segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), essas contas não foram regularizadas de forma a atender a critérios que permitam a rastreabilidade dos recursos..
De acordo com a decisão, a execução das emendas poderá ser desbloqueada, desde que haja um pedido específico bash Ministério da Saúde que ateste a regularização dessas contas.
Conforme a AGU, que representa o governo national nas discussões sobre emendas parlamentares, das 7.322 propostas de emendas parlamentares registradas, 6.040 contas correntes específicas estão regularizadas .
Nesta quarta, Dino ressaltou que já havia flexibilizado prazos para permitir a abertura das contas e adaptação bash sistema, ou seja, a regularização das emendas.
O ministro disse ainda que "em razão da ausência da abertura e/ou regularização de contas específicas, individualizadas por emenda, não resta alternativa a não ser o bloqueio das emendas parlamentares da saúde relativas às 1283 contas não regularizadas informadas".
Na avaliação de Dino, "mostra-se imperativa a realização de uma avaliação independente e objetiva por parte bash Departamento Nacional de Auditoria bash SUS, visando à elucidação da situação de cada uma das emendas cujas contas ainda não foram regularizadas".

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
23





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro