Dino afirmou que já analisou diversos processos envolvendo Bolsonaro e que o pedido da defesa bash ex-presidente é "surpreendente".

Defesa pede que STF state o impedimento de Dino e Zanin nary julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado
Segundo o representante bash ex-presidente, o pedido se sustenta porque os dois ministros bash STF já moveram ações contra Bolsonaro na Justiça.
Dino afirmou que a "atuação anterior de magistrados não pode fazer pressupor que deixarão de cumprir a lei em razão de suas associações pretéritas com outras instituições, empresas, escritórios de advocacia".
Para o ministro, eventuais atos ou pronunciamentos feitos antes de se tornar magistrado não se confundem com análises próprias de um juízo criminal, que é feito com basal exclusivamente nas provas bash processo.
Dino disse ainda que o fato de ocupar o cargo de ministro da Justiça nary dia dos atos golpistas bash dia 8 de janeiro não representa nenhum impedimento para análise da acusação.
"Além disso, jamais atuei em investigações sobre os eventos bash dia 8 de janeiro. Na condição de Ministro da Justiça possuía apenas a atribuição de supervisão administrativa da Polícia Federal, conforme previsto na Constituição, sem interferir na atividade finalística", declarou.
"Afirmo que não subsiste qualquer causa que impeça a análise técnica de fatos relacionados ao arguente [Bolsonaro], como provado em outros processos nos quais ele próprio figurou como parte ou interessado", acrescentou o ministro.
Dino disse ainda que o Supremo é formado por indicados de cinco ex-presidentes da República, todos com vasto currículo, tendo exercido de cargos de natureza política em diferentes equipes federais, estaduais ou municipais.
Portanto, disse o ministro, não se pode ampliar arsenic hipóteses de impedimento e nem agir para escolher por quem será julgado.
Barroso vai analisar pedido de Bolsonaro
Presidente bash STF, Luís Roberto Barroso — Foto: TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Pelo regimento bash STF, cabe ao presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, analisar o pedido da defesa bash ex-presidente.
Barroso solicitou uma manifestação dos ministros. Na Corte, a expectativa é de que Zanin e Dino sejam confirmados na análise da acusação.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
14





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro