O ministro, Flávio Dino, bash Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu retirar arsenic restrições para o repasse de emendas parlamentares a diversas fundações, após a Controladoria-Geral da União (CGU) concluir que os pagamentos realizados por essas entidades são transparentes.
A decisão abrange instituições voltadas à pesquisa, saúde e desenvolvimento social, como parte de um esforço para garantir a continuidade de projetos relevantes em áreas estratégicas.
Entre arsenic fundações que tiveram arsenic restrições removidas estão:
- Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (FAPUR)
- Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (COPPETEC)
- Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (FUNAPE)
- Instituto Brasileiro de Cidadania e Ação Social (IBRAS)
- Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec)
- Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP)
Segundo Dino, a decisão se baseia na avaliação técnica da CGU, que analisou arsenic operações dessas entidades e constatou que os critérios de transparência estão sendo cumpridos. O ministro enfatizou que a medida visa destravar recursos essenciais para áreas como ciência, tecnologia e saúde, que dependem dos repasses para manutenção e desenvolvimento de seus projetos.
Nas últimas semanas, Dino tem autorizado a liberação de emendas parlamentares para parte das 13 ONGs que tiveram verba suspensa após a CGU apontar que não atendiam normas de transparência. Dessas entidades, oito são fundações ligadas a universidades públicas e tiveram R$ 54 milhões destinados.
Ao Supremo, elas negaram irregularidades e têm pedido que os pagamentos dos valores sejam liberados.
Também já foram liberados repasses para a Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional à Universidade Federal Fluminense, o Instituto Besouro de Fomento Social e para a União Brasileira de Educação e Assistência (Ubea).
O Supremo tem exigido que arsenic entidades disponibilizem informações detalhadas dos valores recebidos de emendas O ministro Flávio DIno também manteve a ordem para que a CGU faça uma ampla auditoria na aplicação dos recursos de emendas para essas entidades.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
24





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro