8 meses atrás 9

Divaldo e mais: 5 filmes espíritas brasileiros para assistir agora

O líder religioso Divaldo Franco, cuja biografia foi representada no longa Divaldo: O Mensageiro da Paz (2019), faleceu na última quarta-feira (14), aos 98 anos. A notícia comoveu o público que acompanhava seus ensinamentos e mensagens de fé ao longo das décadas. Com dezenas de livros publicados, Divaldo é considerado um dos maiores divulgadores da doutrina kardecista no Brasil. Além da produção que conta sua história, títulos espiritas como Nosso Lar (2010) e Chico Xavier (2010) também estão disponíveis em plataformas de streaming como HBO Max, Amazon Prime Video, Disney+ e GloboPlay.

Pensando em quem quer conhecer a trajetória médium brasileiro e outros projetos do gênero, o TechTudo preparou uma lista com produções espíritas que falam sobre sua vida e também sobre a religião em si. A seguir, confira enredo, elenco e onde assistir cada obra.

 Reprodução/G1 Guilherme Lobo, é um dos atores que interpreta Divaldo Franco no filme Divaldo, o mensageiro da paz (2019) — Foto: Reprodução/G1

Na lista organizada pelo TechTudo, você vai encontrar os seguintes filmes espíritas para assistir online.

1. Divaldo: O Mensageiro da Paz (2019)

Nesta cinebiografia do líder espiritual brasileiro, a trama acompanha a trajetória de Divaldo desde a infância até sua maturidade. Antes de se tornar um médium respeitado, ele enfrentou a rejeição e a repressão do próprio pai. Em busca de seguir seu dom, ele vai para Salvador, onde inicia seu legado na doutrina espírita. O longa, conduzido pelo diretor Clovis Mello (Coração Vagabundo), conquistou nota 8.2 no portal IMDb.

O médium é interpretado por diferentes atores ao longo das fases de sua vida: João Bravo (Bom Sucesso), na infância; Ghilherme Lobo (Hoje Eu Não Quero Voltar Sozinho), na adolescência; e Bruno Garcia (Maníaco do Parque), na fase adulta. Divaldo: O Mensageiro da Paz, infelizmente, não está disponível em streaming no momento.

 Reprodução/IMDb Bruno Garcia vive o médium em sua fase adulta no longa-metragem Divaldo: O Mensageiro da Paz (2019) — Foto: Reprodução/IMDb

Baseado em uma das obras psicografada mais conhecidas de Chico Xavier, Nosso Lar conta a história de André Luiz, um médico que, após a morte, desperta em uma espécie de purgatório onde vivencia dores e conflitos até ser acolhido em uma colônia espiritual. Segundo relatos, ele teria transmitido suas experiências ao médium, que as transformou em livro.

Com direção e roteiro de Wagner de Assis, conhecido por seu trabalho no filme Ninguém é de Ninguém (2020), o longa é protagonizado por Renato Prieto (Sinhá Moça). Disponível no Disney+, Nosso Lar recebeu avaliação de 6.4 pontos no IMDb.

 Divulgação/IMDb Nosso Lar é baseado em uma das obras psicografada mais conhecidas de Chico Xavier — Foto: Divulgação/IMDb

Outro grande nome do espiritismo brasileiro que ganhou uma cinebiografia foi Chico Xavier, com esta produção que narra a trajetória do médium desde a infância até a fase mais madura. Na infância, Chico ouvia vozes do além, mas era desacreditado e até punido por isso. Mas, por sorte, ele não desistiu e seguiu seu dom até o fim mesmo enfrentando acusações de fraude. Um dos destaques da trama é a forma como sua mediunidade ajuda um casal a lidar com a perda do filho, morto em um acidente doméstico.

Com direção de Daniel Filho (Malu Mulher), o papel de Chico é dividido entre Matheus Costa (Derrapada), Ângelo Antônio (2 Filhos de Francisco) e Nelson Xavier (A Queda), que o interpretam nas diferentes fases da vida. A produção espirita teve boa repercussão com a crítica angariando nota 7.1 no IMDb. Chico Xavier está presente no catálogo da HBO Max e Amazon Prime Video.

 Divulgação/IMDb A cinebiografia de Chico Xavier, lançada em 2010, narra a trajetória do médium desde a infância até a fase mais madura — Foto: Divulgação/IMDb

4. O Filme dos Espíritos (2011)

Neste longa dramático acompanhamos a história de um homem em luto e constante sofrimento após a morte de sua esposa. Ele acredita que não vai aguentar mais a dor da saudade e decide tirar a própria vida. No entanto, antes de concluir seu plano, ele conhece um escrito chamado de O Livro dos Espíritos, de autoria de Hippolyte Léon Denizard Rivail, que assina com o pseudônimo de Allan Kardec, considerado como base doutrinária da religião espírita.

Com direção de Michel Dubret, o projeto conta com atuações de Nelson Xavier (Comeback), Reinaldo Rodrigues (Rota Comando) e Etty Fraser (É Proibido Fumar). Disponível no GloboPlay, o Filme dos Espíritos teve uma repercussão mediana com apenas 5.7 pontos no agregador IMDb.

 Divulgação/Prime Video O Filme dos Espíritos é protagonizado por Nelson Xavier (Comeback) e Reinaldo Rodrigues (Rota Comando) — Foto: Divulgação/Prime Video

5. Ninguém é de Ninguém (2021)

Encerrando a lista com este drama familiar inspirado no livro homônimo de Zíbia Gasparetto, psicografado pelo espírito Lucius. A trama gira em torno de dois casais em crise na relações após episódios de desconfiança e ciúmes. De um lado, um homem ciumento desconfia que sua esposa, que trabalha fora, esta tendo um caso com o chefe, passando a persegui-la. Do outro, a esposa do chefe também acredita que está sendo traída.

Protagonizado pelos atores Carol Castro (Mulheres Apaixonadas), Danton Mello (Hilda Furacão), Rocco Pitanga (Órfãos da Terra) e Paloma Bernardi (O Último Animal), o projeto tem direção de Wagner de Assis (Nosso Lar 2). Disponível na HBO Max, longa teve um desempenho mediano no agregador IMDb, conquistando 5.1 pontos.

 Divulgação/IMDb Os atores Carol Castro (Mulheres Apaixonadas) e Danton Mello (Hilda Furacão) são protagonistas do filme espiritual Ninguém é de Ninguém — Foto: Divulgação/IMDb

🎬Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

 veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro