2 meses atrás 6

Dólar volta a recuar após breve reação; Bolsa retoma alta

O governo dos Estados Unidos vai reabrir, o que deve minimizar, ou mesmo anular, os efeitos negativos experimentados nas últimas semanas, de ausência de pagamentos de servidores federais, redução no número de voos autorizados nos aeroportos e suspensão da coleta, produção e divulgação de estatísticas econômicas. Leonel Mattos, analista de inteligência de mercado da StoneX

Bolsa retoma tendência positiva. O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa B3, abriu ao redor da estabilidade, com leve alta. Nos primeiros minutos subia 0,28%, a 158.087 pontos, às 10h38. O indicador fechou com variação positiva em 15 sessões seguidas antes de recuar ontem. A valorização de 10% nessa sequência elevou a 30% os ganhos acumulados neste ano. Segundo gestores de recursos, esse desempenho pode levar alguns investidores a venderem parte dos papeis da carteira para apurar fatias de lucro acumulado até aqui. E esse movimento, chamado de realização de lucros, pode trazer volatilidade ao mercado.

Investidores reagem aos dados do varejo no Brasil. Entre os eventos econômicos que influenciam as decisões dos agentes de mercado hoje está a divulgação dos indicadores de vendas do comércio, que subiram 0,8% em setembro ante mesmo mês do ano passado, mas recuaram 0,3% ante agosto último, segundo o IBGE.

Juros elevados impactam desempenho de bens de consumo. Entre os setores do varejo que apresentam, no acumulado de 2025, retrações de vendas estão aqueles que dependem de crédito, como o setor de veículos e motos, com retração de 2,8%.

Enquanto os segmentos mais dependentes de crédito, como veículos, material de construção e bens duráveis, seguem pressionados pelo patamar elevado das taxas de juros, aqueles mais diretamente ligados à renda, como supermercados e artigos farmacêuticos, têm mostrado maior resiliência por conta do mercado de trabalho aquecido e dos salários em alta. Rafael Perez, economista da Suno Research

Banco do Brasil opera com forte queda após divulgação de balanço. Na primeira meia hora de negociação, as ações do BB recuavam ao redor de 5%. O banco público soltou balanço de resultados no terceiro trimestre com queda de 60% do lucro líquido, em desempenho impactado pela inadimplência de operações de crédito para clientes do agronegócio.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro