4 semanas atrás 5

Dona de consultoria critica romantização do empreendedorismo: 'É difícil'

Iniciar um negócio próprio costuma ser retratado nas redes sociais como um caminho fácil para a realização pessoal e financeira. Mas Ana Minuto, da Minuto Consult, defendeu no "Divã de CNPJ" que é preciso tratar o empreendedorismo de forma mais realista.

Ao contrário do que muitos influenciadores divulgam, empreender envolve solidão, disciplina e renúncia, diz a consultora. Ela ressalta que o sucesso não está garantido e que desafios como falta de apoio e dificuldades financeiras marcam o dia a dia, especialmente para mulheres negras e pessoas da periferia.

A gente tem que parar de romantizar empreendedorismo, porque não é simples. Você vai ter que trabalhar muito, e vai ter que estudar muito, e vai ter que deixar a família, e vai ter que deixar a festinha, e vai ter que... Essa é a realidade.Ana Minuto

O empreendedor pode enfrentar um cenário de isolamento, onde só ele ou ela enxerga o próprio sonho. O autoconhecimento é fundamental para lidar com a pressão e as incertezas do negócio, defende Ana. "Quando você empreende, você é sozinho, sozinha. Porque só você está enxergando aquilo que você está enxergando. As pessoas ao seu redor não sabem nem o que você tá falando".

Ao começar a empreender, Ana percebeu o quanto precisava desenvolver o que no mundo corporativo chama-se de soft skills, habilidades socioemocionais que influenciam a rotina e a qualidade do ambiente de trabalho.

Eu entendi o quanto eu não tinha autoconhecimento, resiliência, o quanto eu não era disciplinada quando eu empreendi. Quando resolvi empreender, eu me tornei outra pessoa. Ana Minuto

Ela aconselha que cada pessoa busque suas próprias ferramentas e não se iluda com histórias de sucesso de outras pessoas. Para ela, o caminho do empreendedor é único e repleto de desafios que exigem preparo e resiliência.

Eu sempre digo que a gente pode olhar a história das pessoas, mas que a gente não pode se apropriar dessa história achando que vai acontecer com a gente. [...] A caminhada é sua, a realidade é sua, você vai ter que buscar as suas ferramentas para que as coisas aconteçam. Ana Minuto

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro