9 meses atrás 15

Dona do ChatGPT pode criar rede social para competir com o Twitter (X)

A OpenAI, dona do ChatGPT, pode criar uma rede social para competir com o X (antigo Twitter). A informação foi divulgada nesta terça-feira (15) pelo portal The Verge e repercutiu na mídia especializada em tecnologia. Segundo a publicação, embora o projeto ainda esteja em estágio inicial, "existe um protótipo interno focado na geração de imagens do ChatGPT, que possui um feed social". A possível entrada da empresa no mercado das redes sociais deve acirrar ainda mais a rivalidade entre Sam Altman, CEO da empresa, e Elon Musk, ex-sócio e agora desafeto. A seguir, confira mais detalhes sobre o planejamento.

 Mariana Saguias/TechTudo Dona do ChatGPT pode criar uma rede social; saiba mais — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

OpenAI pode ter uma rede social em breve

Apesar das poucas informações disponíveis sobre o projeto, a rede social da OpenAI teria como proposta “ajudar as pessoas a compartilhar algo melhor”. Além disso, o aplicativo também serviria para a empresa coletar dados que podem ser usados no treinamento de seus modelos de inteligência artificial (IA) — prática já adotada pelo X e as plataformas da Meta, que utilizam o Grok e a Meta AI, respectivamente.

Ainda segundo o portal, não há informações sobre como essa ferramenta seria lançada — se como parte do ChatGPT ou por meio de um app exclusivo. Vale destacar que, em março deste ano, o aplicativo do chatbot foi o mais baixado do mundo, superando TikTok, Instagram e o próprio X.

 Mariana Saguias/TechTudo Rede social da OpenAI pode vim para desbancar X (antigo Twitter) — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

A possível entrada da OpenAI no setor de redes sociais pode acirrar ainda mais a rivalidade entre Sam Altman, CEO da empresa, e Elon Musk, bilionário dono do X (antigo Twitter). Os dois foram cofundadores da big tech e chegaram a trabalhar juntos no início do projeto, mas desde a ruptura, a tensão entre eles só aumentou.

Além disso, em fevereiro deste ano, Musk teria feito uma oferta para comprar a OpenAI por US$ 97,5 bilhões. Altman respondeu com ironia: “Não, obrigado. Mas compramos o Twitter por US$ 9,74 bilhões se você quiser”. O The Verge também destacou que esse é apenas um dos planos da OpenAI em andamento, e, por isso, o planejamento pode não se concretizar.

Veja também: 3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

Mais recente Próxima
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro