5 meses atrás 14

É #FAKE que carta do governo Trump a Harvard tinha erros de ortografia

Doutorando do MIT diz ter manipulado o texto original, Documento oficial foi enviado pela secretária de Educação dos Estados Unidos ao presidente da universidade.


Carta com erros e correções é versão satírica — Foto: g1

Circula nas redes sociais uma carta com diversos erros de ortografia enviada pelo governo Trump à Universidade Harvard. É #FAKE.

🛑 O que diz a publicação?

  • Publicada no X em 8 de maio de 2025, a imagem da carta com erros ortográficos básicos – e correções em vermelho – manipula uma mensagem real que havia sido divulgada três dias antes pelo governo de Donald Trump (veja detalhes abaixo). A foto do conteúdo viral mostra, no alto, que a remente é a "secretária de Educação" americana. O destinatário é Alan Garber, presidente de Harvard, a universidade mais antiga e rica dos Estados Unidos.
  • A legenda do post diz que as correções foram feitas pela própria instituição: "Viram que Harvard devolveu carta de intimidação do Trump com correções ortográficas? Por isso que eles odeiam universidades".

⚠️ Por que a publicação é falsa?

A carta que viralizou é uma manipulação de um documento oficial do Departamento de Educação dos Estados Unidos endereçada ao presidente de Harvard. O texto verdadeiro não tem nenhum erro ortográfico.
  • O documento real foi publicado em 5 de maio de 2025, no X, pela secretária de educação dos Estados Unidos, Linda McMahon. Ele tem ameaças ("Harvard deixará de ser uma instituição subsidiada com dinheiro público") e uma série de críticas à universidade. Entre os alvos, estão o programa de admissão de alunos de fora do país ("Harvard convidou estudantes estrangeiros que aderem comportamentos violentos e mostram desprezo pelos Estados Unidos") e a administração da instituição ("A Harvard Corporation é administrada por Penny Pritzker, um indicado político de Obama com forte viés de esquerda").
  • No dia seguinte, surgiu na rede social a versão manipulada: ela apareceu no perfil de Daniel Lulo, doutorando em economia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês). Finalmente, em 7 de maio de 2025, Lulo adicionou uma nota a uma publicação que reproduziu a montagem, dizendo: "As correções na carta da secretária de Educação foram feitas pelo usuário @danielluo_pi e não constituem uma resposta oficial de Harvard".
  • No site oficial da universidade, não há registro indicando que a instituição respondeu às críticas expressadas na carta real.

📌 Trump x Harvard: Linha do Tempo

Carta com erros e correções é versão satírica — Foto: g1

É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS

É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS

VÍDEOS: Fato ou Fake explica

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro