8 meses atrás 75

É #FAKE que filho de Trump tenha dito que os EUA deveriam mandar armas para a Rússia

Áudio atribuído a Donald Trump Jr. foi manipulado por inteligência artificial.


É falso publicação que atribui fala pró-Rússia à Donald Trump Jr. — Foto: Imagem: g1

Circulam nas redes sociais publicações que acusam Donald Trump Jr, o filho mais velho do presidente americano, de afirmar que os Estados Unidos deveriam enviar armas à Rússia, em meio à guerra na Ucrânia. É #FAKE.

🛑 O que tem no áudio falso?

  • A informação falsa ganhou tração após ser publicada no X, em 26 de fevereiro de 2025, em um perfil de republicanos contrários a Donald Trump.
  • O post tem um áudio atribuído à Don Jr., o filho mais velho do presidente.
  • No conteúdo adulterado, Don Jr. fala a um suposto interlocutor o seguinte: "Honestamente, eu não consigo imaginar que nenhuma pessoa, em sã consciência, consiga escolher a Ucrânia como aliada, quando a Rússia é a outra opção... Os Estados Unidos deveriam estar mandando armas para a Rússia".
  • O post é acompanhado de duas imagens do podcast Triggered With Don Jr., apresentado pelo filho do presidente. Em destaque, aparece o episódio "FBI Dream Team, Plus Taking Questions Live!", de 25 de fevereiro de 2025, no qual teria aparecido a fala que viralizou.

⚠️ Por que o vídeo é fake?

  • O Fato ou Fake submeteu o áudio divulgado no X ao Sensity, ferramenta que detecta o uso de deepfake – técnica que aplica inteligência artificial (IA) para manipular vídeos, fotos ou áudios.
  • Resultado da checagem: "Este conteúdo foi sinalizado como falso ou contém uma tentativa de falsificação -- Grau de certeza da análise: 96.3%".
  • A plataforma de detecção de IA GetReal Labs divulgou, em 26 de fevereiro de 2025, uma nota sobre o assunto, com o título: "Áudio deepfake é falsamente atribuído a Donald Trump Jr.".
  • O comunicado cita que o diretor científico da empresa, Hany Farid, analisou o material com dois modelos treinados para distinguir vozes reais de vozes geradas por IA. E eles classificaram ("com alta confiança") que as falas de Donald Trump Jr. e do suposto interlocutor foram artificialmente produzidas.
  • De acordo com ele, não se tratou de um simples processo de clonagem de voz, já que o trecho manipulado criou a ilusão de que duas pessoas reais estavam conversando. Para o especialista, essa é uma tendência recente, uma vez que a tecnologia tornou métodos de adulteração mais engenhosos e sofisticados.
  • No episódio "FBI Dream Team, Plus Taking Your Questions Live", publicado no podcast de Donald Trump Jr tanto no Spotify quanto no Rumble, não há nenhuma menção ou crítica do apresentador por um eventual apoio dos Estados Unidos à Ucrânia.
  • Ao contrário da versão falsa, o episódio real não tem Don Jr. falando com outra pessoa. Na verdae, ele apenas responde a perguntas recebidas on-line.
  • Após a repercussão do áudio, o filho de Trump retuitou um post do X de outro usuário dizendo que "[o áudio] é 100% fake, mas tenho certeza que isso não interromperá contas da resistência anti-Trump de continuar a espalhar a mentira".
  • No próprio dia 26 de fevereiro, a conta que postou o conteúdo fake se retratou publicamente no X, dizendo:
  • "Nós deletamos um vídeo que estava circulando nas redes sociais, supostamente mostrando Don Jr. dizendo que os EUA deveriam ter se aliado e armado a Rússia em vez da Ucrânia, assim que descobrimos que era falso — gerado por IA. Don Jr. já fez muitos comentários horríveis sobre a Ucrânia e o presidente Zelensky no passado, é por isso que muitos acreditaram que ele realmente tenha dito isso".

📌 Qual é o contexto atual da Guerra na Ucrânia?

Fala atribuída à Don Jr, filho de Trump, foi feita por IA. — Foto: Imagem: g1

É #FATO: vídeo mostra 'picolés de carros' em rua com água congelada em Detroit

É #FATO: vídeo mostra 'picolés de carros' em rua com água congelada em Detroit

VÍDEOS: Fato ou Fake explica

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro