9 meses atrás 16

É #FAKE que incêndio na Califórnia atingiu o famoso letreiro de Hollywood

O que diz a publicação mentirosa

▶️ Um vídeo manipulado mostra uma imagem noturna do Hollywood Sign (nome original da atração) em chamas. A legenda, em inglês, diz: "O lendário letreiro de Hollywood está cercado por fogo".

▶️ O Fato ou Fake enviou o vídeo falso, por e-mail, à assessoria de imprensa da Hollywood Sign Trust, organização que gerencia o letreiro.

▶️ Na resposta, o presidente da entidade, Jeff Zarrinnam, afirmou que o letreiro não foi afetado e está seguro. Ele explica que a medida de precaução adotada foi o fechamento temporário do Griffith Park, onde fica o letreiro. No mesmo parque municipal, localizado numa região montanhosa, ficam atrações, como o Zoológico de Los Angeles.

▶️ O Hollywood Sign Trust alerta: "desconsidere as falsas alegações que circulam nas redes sociais".

▶️ O Fato ou Fake também utilizou a ferramenta de detecção Hive Moderation para inspecionar um dos vídeos fraudulentos. Resultado: 69% de chances de o conteúdo ter sido criado com auxílio de inteligência artificial.

▶️ Um dos posts falsos que viralizaram, com mais de 360 mil visualizações, foi publicado no X às 8h46 (3h46, no horário local) desta quinta-feira (9). As imagens do vídeo mostram chamas intensas logo atrás do letreiro de Hollywood.

▶️ Para verificar se o conteúdo era verdadeiro, o Fato ou Fake procurou, em agências de notícias, fotos atualizadas e reais do letreiro. E ele aparece sem qualquer dano causado por fogo em uma série de registros feitos por volta das 11h30 desta segunda e disponibilizados pela Associated Press (veja, abaixo, uma dessas imagens).

O famoso letreiro de Hollywood, em Los Angeles, em imagem registrada às 11h38 (6h38, no horário local) de 9 de janeiro de 2025 — Foto: Damian Dovarganes/AP

▶️ Além disso, fotos de 8 de janeiro de 2025, véspera da publicação do vídeo, publicadas pela agências de notícias France Press mostram o céu da área do letreiro de Hollywood tomado por fumaça, mas sem sinal de fogo por ali (veja, abaixo, duas dessas imagens)

Imagem de 8 de janeiro de 2025 mostra o famoso letreiro de Hollywood; no céu, é possível ver muita fumaça e um helicóptero usado na operação de combate aos incêndios que atingiram a Califórnia — Foto: Patrick T. Fallon/AFP

Imagem aérea de 8 de janeiro de 2025 a fumaça sobre parte do céu de Los Angeles, em razão dos incêndios que atingiram a Califórnia; ao centro da imagem, em segundo plano, é possível ver o famoso Letreiro de Hollywood — Foto: Patrick T. Fallon/AFP

▶️ O mapa do Cal Fire, o Departamento Florestal e de Proteção contra Incêndios da Califórnia, aponta áreas perto do incêndio que receberam ordem de evacuação (em vermelho) e com aviso de evacuação (em amarelo). Como se pode ver a seguir, o Griffith Park, que fica à direita do símbolo de fogo no infográfico abaixo, está fora desse perímetro de alerta.

Mapa do Cal Fire, o Departamento Florestal e de Proteção contra Incêndios da Califórnia, mostra áreas com ordem de evacuação (em vermelho) e com aviso de evacuação (em amarelo). Como se vê, o Griffith Park, onde fica o Letreiro de Hollywood, está fora desse perímetro. — Foto: Reprodução

▶️ O Google Maps mostra o foco do incêndio do condado de Los Angeles, referido localmente como Sunset Fire, distante do letreiro (veja a imagem a seguir).

Imagem do Google Maps registrada em 9 de janeiro de 2025 mostra o foco do incêndio histórico que atinge Los Angeles e o local do famoso Letreiro de Hollywood — Foto: Reprodução/Google Maps

▶️ A agência de notícias Associated Press publicou uma reportagem sobre a situação de pontos icônicos de Los Angeles que ficaram sob risco por causa dos incêndios. O letreiro de Hollywood não é mencionado no texto, que diz:

  • "Alguns lugares famosos — como o Hollywood Bowl, o TCL Chinese Theatre e o Dolby Theatre, onde acontece o Oscar — inicialmente pareciam ameaçados pelo incêndio em Hollywood Hills, mas permaneceram, no geral, sem danos nesta quinta-feira".

É #FAKE que incêndio nos EUA atingiu letreiro de Hollywood em 9/1 — Foto: Reprodução

VÍDEOS: Fato ou Fake explica

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro