1 ano atrás 29

É #FAKE que Kamala Harris posou para foto ao lado do rapper P. Diddy

Viralizou nas redes sociais uma foto na qual Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos e candidata à presidência pelo Partido Democrata, supostamente aparece ao lado do rapper Sean Diddy Combs, mais conhecido como P. Diddy, acusado de tráfico sexual e agressões. É #FAKE.

Publicações enganosas sugerem que Kamala chegou ao tapete vermelho de uma festa de mãos dadas com o artista, preso em 16 de setembro. O bilionário Donald Trump, que concorre à Casa Branca pelo Partido Republicano, também compartilhou a imagem falsa na rede social Truth Social, porém posteriormente a apagou, segundo a NBC News.

O Fato ou Fake submeteu a imagem a uma ferramenta da plataforma TrueMedia.org — capaz de detectar o uso de inteligência artificial — que concluiu que há "evidências substanciais de manipulação".

Segundo a análise da ferramenta, a iluminação e as sombras no rosto de P. Diddy não combinam com o resto da fotografia. A nitidez da cabeça do rapper e do corpo também apresentam definições diferentes, sendo mais um indicativo de que o conteúdo foi adulterado digitalmente.

Uma busca reversa de imagens pelo Google Lens revelou que a foto original foi tirada em 18 de maio de 2001 pelo fotógrafo Ron Galella e está disponível no site da agência Getty Images. Na ocasião, Kamala estava, na verdade, acompanhada do apresentador de TV Montel Williams, com quem teve um breve relacionamento, e com a filha dele, Ashley Williams.

Eles participavam da oitava corrida anual contra a esclerose múltipla, promovida no Century Plaza Hotel, em Century City, na Califórnia.

A montagem, usada para espalhar desinformação, foi produzida a partir da combinação de duas fotos. Além do registro do evento beneficente, a imagem do rosto de P. Diddy foi retirada de uma fotografia no Grammy Awards em 25 de janeiro de 2020, em Beverly Hills, que está disponível no site WireImage.

A fake news envolvendo a vice-presidente dos EUA e o rapper também tem sido compartilhada nas redes sociais por meio de um vídeo do evento beneficente com a seguinte legenda: "Nunca se esqueça de como Kamala Harris começou na vida. Ela não é estranha às festas do Diddy em Los Angeles".

A gravação foi feita pelo programa de TV Inside Edition, que publicou o vídeo no YouTube apenas em novembro de 2020.

As imagens não foram manipuladas, mas foram retiradas de contexto para induzir os internautas a acreditarem que Kamala estava de mãos dadas com P. Diddy no tapete vermelho.

Em 2023, Cassie abriu um processo acusando o produtor musical de estupro e abuso físico. Segundo ela, os crimes aconteceram durante mais de uma década. Ele negou as acusações.

Diddy é um poderoso nome do mercado da música e produtor de astros como o falecido The Notorious B.I.G. Ele é considerado um dos nomes responsáveis pela transformação do hip-hop de um movimento de rua para um gênero musical hiperpopular e de importância e sucesso globais.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro