1 mês atrás 29

É #FAKE que presidente de El Salvador disse ter acordo com EUA para prender Maduro; entrevista de Bukele foi manipulada com IA

Post adultera fala de coletiva para atribuir declaração falsa a Bukele. Ferramentas de detecção apontaram que conteúdo é sintético; veja o passo a passo da checagem.


Bukele não fez declaração sobre acordo com os EUA para prender Maduro em presídio de segurança máxima — Foto: g1

🛑 O que diz a publicação?

  • Publicado nesta quinta-feira (18) em redes como TikTok e X, onde acumulou mais de 70 mil visualizações, o post tem a seguinte legenda: "Bukele afirma que fez um acordo com os EUA para que Maduro seja capturado e entregue numa 'bandeja de prata' para cumprir sua prisão perpétua em El Salvador. Este pacto sugere a firme determinação dos Estados Unidos em capturar Maduro e, com o apoio de El Salvador, garantir que ele cumpra uma condenação que se prevê como prisão perpétua. A colaboração entre as duas nações nesse objetivo comum fortaleceria suas relações diplomáticas e estratégicas".
  • A publicação é acompanhada por um vídeo que atribui a Bukele, um aliado de Donald Trump, uma declaração produzida por inteligência artificial (IA): "Aguardamos que o governo dos Estados Unidos nos entregue Nicolás Maduro em bandeja de prata. Firmamos um acordo para que ele cumpra sua pena aqui em El Salvador ". A fake usou como base uma entrevista concedida pelo presidente em 12 de agosto, na qual ele falou sobre a inauguração de uma ponte (veja, abaixo, o passo a passo da checagem).
  • O conteúdo termina uma narração mentirosa, dizendo: "Segundo declarações de Bukele, a intenção é que Maduro seja preso no centro penitenciário de segurança máxima 'El Cecot'".
  • Trata-se de uma referência ao Centro de Confinamento do Terrorismo (Cecot), o maior presídio das Américas. Com capacidade para 40 mil detentos, ele e símbolo da rígida política de segurança pública do governo local. Não há registros públicos de que Bukele se ofereceu para "receber" Maduro por lá (leia contexto ao final desta reportagem).

⚠️ Por que isso é mentira?

O Fato ou Fake submeteu o vídeo a duas ferramentas que detectam conteúdos feitos com IA. E ambas apontaram que as declarações de Bukele presentes no material foram produzidas com esse recurso.
  • A análise do Hiya Deepfake Detector, que verifica se áudios foram fabricados sinteticamente, apontou uma nota 5 (em uma escala que vai de 0 a 100). Um valor baixo como esse indica que material analisado tem altíssima probabilidade de ser deep fake (técnica que permite alterar um vídeo ou foto com ajuda de IA).
  • Já o Hive Moderation, que permite para averiguar intervenções por IA na produção do vídeo e do áudio, indicou 96% de probabilidade de manipulação.

Para encontrar o vídeo que serviu de base para o material falso, o Fato ou Fake selecionou um quadro da gravação e fez uma busca reversa com a "foto" no Google Lens. Essa ação permite identificar publicações mais antigas de um material na internet.

A pesquisa levou ao registro de uma entrevista coletiva concedida por Bukele em 12 de agosto e disponível no canal YouTube do próprio governo de El Salvador. No registro, o presidente não falou em nenhum momento sobre as tensões entre os governos Trump e Maduro.

Em vez disso, comentou a inauguração de uma ponte rodoviária no município de San Martín: "Mas se [o projeto da ponte] não custou muito dinheiro e se os investimentos são positivos para a comunidade, então como podem criticar? Então, o que resta para eles [a oposição ao seu governo] é ir para outro lugar onde a ponte de madeira ainda esteja de pé, do mesmo jeito que eles deixaram aqui, e onde nós ainda não conseguimos mudar”.

🎯 Qual é o contexto da fake?

Bukele não fez declaração sobre acordo com os EUA para prender Maduro em presídio de segurança máxima — Foto: g1

 as imagens que são #fato e as que são #fake

Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro