Alegação está em vídeo manipulado por IA que viralizou no Instagram. Ao Fato ou Fake, neurologista da Associação Brasileira de Alzheimer desmentiu conteúdo ponto a ponto; entenda.
É #FAKE que uso de fone sem fio causa Alzheimer — Foto: Reprodução
Circula nas redes sociais o vídeo de um homem afirmando o uso de fone sem fio causa Alzheimer. É #FAKE.
- Leitores sugeriram a checagem e enviaram o link do vídeo ao nosso WhatsApp: +55 (21) 97305-9827.
🛑 O que diz a mensagem falsa?
- Publicado no início de fevereiro no Instagram, onde passou mais de 230 mil curtidas, o vídeo foi manipulado por inteligência artificial (IA) e mostra um homem fazendo afirmações sem embasamento científico (leia detalhes abaixo).
- Ele alega: "Jogue fora seu fone sem fio ou continue usando, se quiser ter Alzheimer precoce. O motivo: estamos enfiando transmissores de micro-ondas dentro do ouvido, todo dia. Se você usa fone sem fio, parabéns. Você está, basicamente, segurando um pequeno micro-ondas ligado contra à sua cabeça. A potência é baixa, mas a distância é zero. Essa radiação rompe a barreira hematoencefálica – a muralha que protege seu cérebro de toxinas. Quando ela quebra, metais pesados, vírus e lixo químico entram. Entram direto na massa cinzenta. O resultado: névoa mental, dor de cabeça, perda de memória. É o seu cérebro cozinhando em fogo baixo. Jogue o fone bluetooth fora. Volte para o fio. É feio, talvez, mas demência precoce é muito mais feia".
⚠️ Por que isso é mentira?
O Fato ou Fake submeteu um trecho do vídeo ao detector Hive Moderation, que apontou 99% de probabilidade de as cenas conterem inteligência artificia — Foto: Reprodução
O áudio foi submetido ao detector Hyia, que considerou o fragmento muito provavelmente gerado por IA — Foto: Reprodução
O Fato ou Fake também mostrou a publicação ao médico Bruno Iepsen, que integra a comissão científica da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz). Formado em neurologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), ele é membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e coordenador da residência médica em Neurologia no Hospital Geral de Fortaleza.
Ele desmentiu a alegação do vídeo viral. Veja 5 destaques:
- "Não existe evidência científica de que fones bluetooth, wi fi ou celulares causem Alzheimer ou demência precoce. A radiação emitida por esses aparelhos é não ionizante e não tem energia suficiente para causar danos ao DNA, necessários para provocar doenças como câncer ou neurodegeneração. Revisões científicas e órgãos internacionais de saúde, como Organização Mundial de Saúde [OMS], ICNIRP [Comissão Internacional de Proteção Contra Radiação Não Ionizante] e FDA [Food and Drug Administration, agência americana], analisaram milhares de estudos e não encontraram associação consistente entre o uso desses dispositivos e problemas neurológicos nas condições normais de exposição. A maioria das alegações em redes sociais deriva de interpretações equivocadas sobre 'radiação' ou extrapolações de estudos in vitro com condições irreais."
- "Embora fones bluetooth operem na faixa de 2,4 GHz, próxima à frequência de fornos de micro-ondas, a potência emitida pelos fones (tipicamente 2,5 mW) é centenas de milhares de vezes inferior à de um forno doméstico (700 a 1000 watts). A comparação [do vídeo falso] é tecnicamente incorreta, pois apenas a potência determina o impacto sobre o tecido biológico. Além disso, normas internacionais de segurança, como as diretrizes da ICNIRP estabelecem limites rigorosos para exposição humana, e fones bluetooth ficam muito abaixo desses limites."
- "A analogia entre celulares ou fones bluetooth e um 'micro-ondas encostado na cabeça' não se sustenta. Apesar de ambos usarem radiação eletromagnética, a potência dos dispositivos móveis é muito baixa, geralmente alguns miliwatts, enquanto um forno de micro-ondas opera com centenas de watts em uma cavidade projetada para concentrar energia."
- "Não há evidência científica convincente de que a radiação de radiofrequência emitida por fones bluetooth em potências de miliwatts seja capaz de romper a BHE em humanos. Estudos que sugeriram alterações transitórias da barreira foram feitos em animais, com exposições muito superiores às do uso real e resultados inconsistentes. Revisões sistemáticas recentes confirmam que, nos níveis de exposição típicos de dispositivos de consumo, não há dano estrutural ou funcional à BHE. O principal efeito físico conhecido é o aquecimento, porém a potência desses dispositivos é insuficiente para causar aumento mensurável de temperatura."
- É "falso e sensacionalista" dizer que quando a BHE quebra, metais pesados, vírus e lixo químico entram direto na massa cinzenta. "Mesmo em condições médicas reais em que a BHE se torna mais permeável, como inflamações, infecções ou traumatismos, não ocorre uma abertura indiscriminada permitindo a entrada livre de qualquer substância circulante. A BHE é uma estrutura dinâmica, e quando há disfunção, apenas alguns tipos específicos de moléculas podem atravessar, geralmente associadas ao processo patológico em curso. O organismo ainda possui mecanismos de defesa adicionais, como microglia, sistema imunológico periférico e proteínas transportadoras. Portanto, a ideia de “invasão de lixo químico” não corresponde à realidade neurobiológica."
É #FAKE que uso de fone sem fio causa Alzheimer — Foto: Reprodução

É #FAKE vídeo de capivara pegando 'carona' em cima de tatu
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 horas atrás
2
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/i/E/IfhWwISTehqsGHeBjYjA/cybertruck-2.jpg)


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/A/r/FIliCwTFCBzfxp9AziWQ/260203-info-smartwatch-dormir-1-.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/o/u/v2hqAIQhAxupABJOskKg/1-captura-de-tela-2024-07-19-185812-39009722.png)





Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro