5 dias atrás 8

É #FAKE que vídeo mostre exercício militar americano na fronteira da Venezuela; gravação é na Califórnia

Post enganoso usa vídeo gravado na comemoração dos 250 anos dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, realizada na Califórnia, em 18 de outubro.


É #FAKE que vídeo mostre exercício militar americano na fronteira da Venezuela; gravação é na Califórnia — Foto: Reprodução

Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra um exercício militar americano na fronteira da Venezuela. É #FAKE.

  • Publicado no X em 24 de outubro deste ano, onde alcançou mais de 1,2 milhão de visualizações, o post tem a seguinte legenda: "Imagens mostraram um exercício militar dos EUA realizado próximo à fronteira com a Venezuela".
  • A gravação exibe diversos aviões e helicópteros sobrevoando o mar em uma praia. Nos últimos segundos, é possível observar um grupo de pessoas reunido observando e filmando a cena.
  • Em 15 de outubro, o presidente americano, Donald Trump, admitiu ter autorizado operações da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) na Venezuela e disse estudar ataques terrestres contra cartéis de drogas.
  • Ele afirmou ter tomado a decisão porque o país tem enviado drogas e criminosos para os Estados Unidos.
  • Segundo uma reportagem do jornal norte-americano "The Washington Post" publicada em 22 de outubro, o republicano prepara uma escalada das ações na costa da Venezuela que podem levar à queda do regime de Nicolás Maduro.
O registro não foi feito na Venezuela, mas na Califórnia, em 18 de outubro deste ano, data da comemoração dos 250 anos dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. A gravação foi publicada por uma conta no TikTok, que identificou nos comentários que a cena foi gravada no Camp Pendleton, uma base dos Fuzileiros Navais americanos.
  • Em homenagem à celebração, caças, helicópteros e navios das Forças Armadas realizaram manobras militares na base da Califórnia. O vice-presidente americano, J.D. Vance, que serviu por quatro anos nos Fuzileiros Navais, participou da cerimônia e fez um discursou.
  • As imagens do post enganoso são similares às fotos divulgadas pelos veículos de imprensa americanos, que também exibem a demonstração dos caças e helicópteros (veja abaixo).
  • O Fato ou Fake usou a ferramenta InVID para fragmentar o material em vários frames (imagens estáticas). Depois, selecionou uma dessas "fotos" também e fez uma busca reversa no Google Lens.
  • Essa pesquisa serve para verificar o conteúdo havia sido reproduzido anteriormente por fontes confiáveis – e em que contexto. A busca levou ao post da comemoração no TikTok.

Manobras militares realizadas no 250° aniversário dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, na Califórnia. — Foto: REUTERS

É #FAKE que vídeo mostre exercício militar americano na fronteira da Venezuela; gravação é na Califórnia — Foto: Reprodução

 as imagens que são #fato e as que são #fake

Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake

VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja também

Mais da editoria

Post enganoso usa vídeo gravado na comemoração dos 250 anos dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, realizada na Califórnia, em 18 de outubro.

Há 31 minutos Fato ou Fake

Ferramenta de detecção de inteligência artificial do Google aponta que material foi produzido com esse recurso.

Há 3 horas Fato ou Fake

Ferramenta de detecção de inteligência artificial do Google aponta que material foi produzido com esse recurso. Conteúdo falso circula após aproximação de furacão Melissa da Jamaica.

Há 3 horas Fato ou Fake

Ferramenta de detecção aponta que conteúdo foi produzido com inteligência artificial. Assessoria de imprensa do Bondinho do Pão de Açúcar confirmou que imagens são falsas.

Há 7 horas Fato ou Fake

As imagens, supostamente na China, não mostram um acontecimento real. O Fato ou Fake submeteu o vídeo ao detector de inteligência artificial Hive Moderation. A ferramenta aponta probabilidade de 99,8% de as cenas terem sido criadas com inteligência artificial.

Há 21 horas Fato ou Fake

Ferramenta de detecção aponta que conteúdo foi produzido com inteligência artificial. Veja o passo a passo da checagem.

Ontem Fato ou Fake

As imagens não representam um evento real; elas foram fabricadas com uso de inteligência artificial. A Light Energia, responsável pela gestão da barragem, afirma que o vídeo é fake. Dados da Agência Nacional de Águas apontam que barragem está com 30% da capacidade.

Ontem Fato ou Fake

Ferramenta de detecção de inteligência artificial do Google aponta que material foi produzido com esse recurso. Conteúdo falso circula após prisão de youtuber por suspeita de exploração sexual de crianças.

Ontem Fato ou Fake

Isso só acontece se a quitação ocorrer durante a união. Publicação viral distorce ao generalizar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre um caso de divórcio.

Há 4 dias Fato ou Fake

Repórter Paula Paiva Paulo do g1 esclarece o que é verdade e o que é mentira na internet.

Há 4 dias G1 Fato ou Fake

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro