9 horas atrás 4

E-metanol: o combustível sustentável feito no Brasil a partir de CO₂; entenda

O metanol esteve no centro de uma polêmica recente ligada a adulteração de bebidas, ocasionando diversos problemas de saúde ao redor do Brasil. Porém, se usado e manipulado de maneira correta, o composto químico pode se transformar em algo benéfico para o meio ambiente. Conhecido como metanol verde ou renovável, o e-metanol é uma variação do metanol, que se diferencia por ser uma energia limpa.

Cientistas ao redor do mundo têm procurado cada vez mais alternativas para gerar energia de forma sustentável e, dentre elas, o e-metanol se destaca como uma opção viável até mesmo em escala industrial. Por isso, pesquisas têm sido realizadas no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) para o desenvolvimento desse combustível no Brasil, tocadas pela FAPESP em parceria com a empresa Shell.

 Reprodução/Pexels Os cientistas estão cada vez mais perto de viabilizar o uso do e-etanol em grande escala no Brasil — Foto: Reprodução/Pexels

Como é a produção do e-metanol?

O metanol comum é produzido a partir do gás natural, com matérias-primas não renováveis e ligadas ao aumento do efeito estufa. Já o metanol verde é uma versão do metanol gerada a partir de matéria-prima renovável e reciclada, se transformando em uma alternativa sustentável.

Na USP, a intenção dos pesquisadores é desenvolver o composto em um processo que tem como base a captação de Dióxido de Carbono (CO₂) reciclado, junto ao hidrogênio verde, que é produzido a partir da eletricidade renovável. O CO₂ passa por um catalisador, também desenvolvido e patenteado no Brasil, que se trata de uma espécie química capaz de acelerar reações. Apesar de eficiente, o catalisador ainda está sendo adaptado para melhorar seu desempenho em escala industrial.

Os cientistas têm a intenção de desenvolver um piloto até o início de 2026, já com o catalisador aprimorado. Com isso, o objetivo inicial é produzir 3 litros de combustível diariamente. Mas, com a construção de uma unidade em escala industrial em uma usina de etanol, é estimado que seja possível produzir 100 mil toneladas de Metanol Verde por dia.

A importância da utilização do CO2

O dióxido de carbono (CO₂) é fortemente prejudicial ao meio ambiente e, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 2024 os níveis de CO₂ na atmosfera atingiram um novo recorde. A emissão do composto químico é a principal causa do aumento do efeito estufa e impacta diretamente no clima ao redor de todo o planeta.

Por conta disso, a previsão é de que as temperaturas se elevem cada vez mais e que os fenômenos climáticos que prejudicam a vida de milhões de pessoas sejam cada vez mais frequentes, caso a emissão desenfreada não seja controlada. Logo, soluções energéticas como o e-metanol são essenciais, já que visam buscar maneiras de reciclar o CO₂, acarretando diminuição do prejuízo ao meio ambiente.

O impacto da viabilização do E-metanol

Além do principal impacto, que é a redução de CO₂ na atmosfera, por conta da reciclagem do composto químico, o metanol verde também pode impactar no setor marítimo e até no setor agrícola, não apenas reciclando CO₂, mas também evitando que seja emitido na atmosfera. Isso porque o combustível pode ser utilizado tanto em navios, quanto em tratores, substituindo combustíveis originados de matérias-primas fósseis.

O e-metanol também pode ser utilizado como matéria-prima, substituindo o metanol comum na fabricação de fertilizantes e de produtos químicos, como formol, tintas, ácido-acético, biodiesel, limpa-vidros, entre outros. Essas aplicações podem reduzir o impacto negativo que a produção e utilização desses produtos podem causar no meio ambiente.

Entretanto, infelizmente o metanol verde ainda não é um produto competitivo, já que a produção do combustível é cara com relação aos convencionais utilizados pela indústria. Porém, segundo a pesquisadora Vidinha, uma das cientistas responsáveis pelas pesquisas que buscam implementar o combustível no Brasil, com a construção de uma unidade capaz de escalar a produção, isso pode mudar em um futuro próximo.

Essa matéria faz parte da iniciativa #UmSóPlaneta, união de 19 marcas da Editora Globo, Edições Globo Condé Nast e CBN. Conheça o projeto aqui 👈

 Divulgação/Um Só Planeta Um Só Planeta — Foto: Divulgação/Um Só Planeta

🎥 Descubra como aumentar a vida útil do seu dispositivo e reduzir o lixo eletrônico

 5 formas de aumentar a vida útil dos dispositivos

Menos lixo eletrônico: 5 formas de aumentar a vida útil dos dispositivos

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro