Se a sua geladeira está com cheiro ruim, isso é sinal de que a rotina de limpeza precisa de ajustes, seja na frequência ou na forma como ela é feita. Afinal, não adianta cuidar das prateleiras e gavetas se paredes internas, cantinhos escondidos e até o congelador ficam de fora, ou se a tarefa é sempre deixada para depois. Para te ajudar a manter o aparelho fresco e livre de manchas, mofo e gordura, o TechTudo preparou uma lista com cinco erros comuns que podem ser os verdadeiros responsáveis pelo mau cheiro. Confira!
Geladeira com cheiro ruim? Veja causas para o problema e o que fazer para resolver de vez — Foto: Letícia Rosa/TechTudo 5 erros que deixam a geladeira fedendo
- Não ficar atento a bandeja de gotejamento
- Não limpar bem as prateleiras
- Não olhar os cantinhos da geladeira
- O segredo pode estar no seu congelador
- Mofo no dreno ou na tubulação de água
1. Não ficar atento a bandeja de gotejamento
Cheiro ruim na geladeira sem sujeira aparente pode indicar acúmulo de resíduos na bandeja de gotejamento, uma parte que costuma ser ignorada na limpeza. Isso porque líquidos que vazam do refrigerador ou do freezer podem acumular ali e, com o tempo, gerar mau cheiro.
Para driblar o problema, retire os alimentos da parte inferior da geladeira e faça a limpeza da bandeja de gotejamento ao menos uma vez por mês. O vinagre branco pode ajudar a eliminar odores, desde que o fabricante autorize o uso.
Nem sempre os usuários percebem que a bandeja de gotejamento precisa de uma higienização pesada — Foto: IFIXIT/Whirlpool 2. Não limpar bem as prateleiras
A maioria dos alimentos fica armazenada nas prateleiras, sejam eles sólidos, pastosos ou até líquidos. Por isso, se o cheiro ruim continuar mesmo depois da limpeza da bandeja de gotejamento, o problema pode estar em resíduos acumulados nessas áreas. Em modelos com prateleiras flexíveis, isso é ainda mais comum nos pontos de encaixe nas paredes da geladeira, que nem sempre ficam visíveis.
Nesses casos, o ideal é retirar todos os alimentos e remover as prateleiras para lavá-las na pia, usando detergente neutro e uma esponja macia. Se a sujeira estiver mais difícil de sair, deixe as peças de molho por alguns minutos. Aproveite também para limpar a parte interna da geladeira, já que, vazia, fica muito mais fácil identificar e remover restos escondidos.
Restos de alimento e liquidos podem ficar grudados nas prateleiras, gerando mau cheiro — Foto: Reprodução/Freepik 3. Não olhar os cantinhos da geladeira
Na correria do dia a dia, é comum alguns cantinhos da geladeira ficarem esquecidos na hora da limpeza. É o caso das áreas embaixo das gavetas de legumes e, em alguns modelos, da gaveta superior, usada para conservar alimentos em temperaturas mais baixas. Por isso, também vale remover esses itens, lavá-los separadamente e aproveitar para limpar as frestas. Se os resíduos estiverem mais grudados, o vinagre pode ser um bom aliado para facilitar a remoção.
A gaveta de frutas e legumes da geladeira também deve ser retirada para que os cantinhos sejam limpos — Foto: Divulgação/Brastemp 4. O segredo pode estar no seu congelador
Mesmo funcionando em temperaturas muito baixas, o congelador também pode ser o responsável pelo mau cheiro na geladeira. Isso porque é comum deixar alimentos ali por mais tempo do que o recomendado só pelo fato de estarem congelados. Com o tempo, porém, esses produtos envelhecem e podem liberar odores que acabam se espalhando por todo o eletrodoméstico.
Ainda, o freezer pode apresentar problemas de temperatura e acabar deixando parte dos alimentos descongelar. Nesses casos, líquidos podem vazar e contribuir ainda mais para o cheiro ruim.
Por isso, é importante revisar com frequência os alimentos congelados e descartar aqueles que já passaram do prazo de validade. Depois disso, fica muito mais fácil limpar o compartimento e eliminar o cheiro forte.
Muitos alimentos podem passar do prazo de validade, mesmo congelados — Foto: Reprodução/Freepik 5. Mofo no dreno ou na tubulação de água
Muitas pessoas não sabem, mas aquele pequeno furo na parte traseira da geladeira, o dreno, é fundamental para o bom funcionamento do aparelho. Ele é o responsável por escoar a umidade gerada no processo de refrigeração, conduzindo a água condensada até o compressor para que ela seja eliminada.
O problema surge quando esse canal é bloqueado por sujeira. Sem ter para onde ir, a água retorna para o interior da geladeira, causando acúmulo de umidade. Isso não só gera mau cheiro e favorece o mofo, como também obriga o motor a trabalhar mais, aumentando o consumo de energia.
Limpar o dreno de degelo é uma das ações possíveis para verificar o funcionamento da geladeira — Foto: Reprodução/Freepik A situação é ainda mais delicada em modelos com produção de gelo, já que o mofo pode atingir a tubulação de água. Embora a limpeza possa ser feita pelo próprio usuário se ele tiver alguma experiência, o mais seguro para essa parte é contar com uma visita técnica.
Com informações de Real Simple.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 horas atrás
1

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/G/e/WgBBmFQuCncPbzEYrtjw/algoritimo.png)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro