Criador do aplicativo para realizar atividades físicas ETN (Eu treino), Norton levou a sua visão para o negócio. Na sua experiência profissional, a maioria dos interessados em aplicativos de treino não frequenta academia.Os treinos do ETN buscam facilitar o acesso às atividades físicas, com ciclos que dispensam equipamentos e usam objetos simples, como cadeiras, para evitar barreiras que afastam as pessoas da atividade física.
Eu pensava? vamos fazer com o peso do próprio corpo, porque se eu tiver um material, vai ser muito interessante, mas às vezes esse material pode ser uma barreira pra pessoa não fazer [o exercício].Norton Mello
As lives que Norton realizou na pandemia, divulgando formas de manter a saúde física, funcionaram como um mínimo produto viável do que seria o ETN, quando o treinador ainda não imaginava o seu potencial com um negócio na internet.
A experiência com esse público digital criou uma comunidade forte de seguidores e pessoas que gostam de treinar com Norton em suas lives, atualmente restritas ao aplicativo. Esse público é parte fundamental do que se tornou o "Eu Treino". "O que acaba sustentando um negócio, eu vejo muito hoje, é a comunidade ali", diz Mello.
De volta ao Brasil, após a aposentadoria de Kaká em 2017, Norton Mello começou a pesquisar sobre as estratégias dos profissionais de educação física para conquistar novos clientes. O mercado de influência digital para atividade física era muito diferente da explosão de conteúdos fitness nas redes sociais pós-pandemia.
Enquanto os profissionais de educação física no Brasil usavam suas redes sociais para mostrar propostas de treino, Norton pouco usava suas contas nas plataformas, apesar de ter mais de 30 mil pessoas interessadas em seguí-lo em uma rede social que ela mantinha fechada.
As recomendações de Kaká e atletas que treinavam sob sua supervisão atrairam um grande público. Para refazer sua trajetória profissional no Brasil, o personal deixou sua conta pública no Instagram e começou a ter clientes como os cantores Fernando & Sorocaba, Maiara e Maraisa. Norton Mello, a partir desse momento, era um personal conhecido por treinar celebridades.
A entrada no Instagram foi o ponto de virada que ampliou seu público e o fez pensar como empreendedor. Antes, Mello vivia uma rotina intensa de personal trainer, com agenda lotada de aulas presenciais.
Personal depende da hora, a aula ali. Então, rapidamente preencheu meus horários. Aí eu comecei a dar 14 aulas por dia. [...] Eu saía às 5 horas da manhã de casa e voltava às 11h30 da noite.Norton Mello
Na pandemia, a demanda por treinos personalizados à distância cresceu, um cenário diferente do acompanhamento presencial que ele mantinha com as celebridades. O personal ampliou seus atendimentos remotos e concentrou os seus esforços em lives diárias e gratuitas para incentivar a atividade física durante o isolamento.
O que trouxe grande reconhecimento público, mas que Norton decidiu não monetizar para respeitar o período de restrições - inclusive econômicas - das pessoas que o seguiam.
Com o fim do isolamento, o personal lançou uma experiência de lives e conteúdos para seguidores que pagassem para entrar em uma lista de melhores amigos no Instagram. Sem controle dos dados e do próprio funcionamento da plataforma, ele migrou o seu conteúdo para um aplicativo de treinos próprio, o ETN (Eu Treino). Entre 2021 e 2022, o aplicativo conquistou mais de 10 mil clientes.
Comecei a me ver como empresa. Comecei a olhar para o mercado digital, era a única maneira de fazer issoNorton Mello

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 semanas atrás
7
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/h/o/ew6eIVSZGamHQZo1KXkA/globo-canal-5-20251001-1800-frame-227597.jpeg)




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro