3 meses atrás 7

Economia colaborativa: você já vive essa realidade e talvez nem perceba

Além da economia colaborativa, existe também a economia circular, que vai além do compartilhamento e foca em reduzir o impacto ambiental por meio de um modelo sustentável de reduzir, reusar e reciclar recursos. Um exemplo disso é a empresa Box 24x7, que aluga utensílios, ferramentas e até videogames por prazos de até uma hora, atendendo dentro da cidade de São Paulo. Assim, em vez de comprar algo que será pouco usado, como uma furadeira ou uma escada, é possível alugar, economizar dinheiro e ainda diminuir o consumo de novos produtos.

Esses "novos" modelos são mais que uma tendência - são oportunidades de transformar nossa relação com o consumo, os recursos e o dinheiro. Para a população, especialmente em tempos de desafios econômicos, ela surge como uma alternativa prática e acessível. Em um primeiro momento, pode parecer apenas uma forma de renda extra, mas, com o tempo, ela se revela um caminho poderoso para construir uma vida financeira mais equilibrada e consciente.

Que tal olhar para o que você tem hoje — seja um carro, um imóvel ou até habilidades específicas — e pensar em como pode transformar isso em uma oportunidade? Afinal, colaborar é crescer juntos.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro