1 dia atrás 1

Economista: Lula levar combate a facções a Trump pode gerar ganho tarifário

Para o economista, a postura transacional de Trump indica que o presidente americano busca benefícios concretos em todas as frentes, inclusive econômicas e de segurança. Vale vê espaço para o Brasil transformar a colaboração na área criminal em vantagens comerciais.

O Trump é transacional, como a gente fala. Ele quer saber o que ele vai ter de benefício. Não necessariamente benefício só econômico. Se tem a possibilidade de benefício por conta dessa guerra com o tráfico de drogas, por que não? Acho que o Trump está aberto para negociar em várias frentes possíveis.
Sergio Vale

'Trump está aprendendo a duras penas sobre tarifas'

O ambiente de negociações tarifárias entre Brasil e Estados Unidos melhorou em 2025 após um início de ano turbulento, avaliou Vale. O especialista destacou que a aproximação direta entre Lula e Trump foi fundamental para destravar impasses e gerar sinais de distensão, mas destaca que Trump notou que as tarifas vinham lhe fazendo mal.

O Trump teve que aprender a duras penas que jogar tarifa nesse patamar, como ele jogou especialmente em produtos que os Estados Unidos não conseguem produzir, só faz aumentar o preço e colocar a população americana insatisfeita. O resultado disso a gente viu nas eleições que tiveram nos três estados americanos como os democratas performaram com muita intensidade e isso muito por conta dos resultados econômicos muito ruins. Então Trump está aprendendo a duras penas que tarifa tem implicações econômicas negativas para os Estados Unidos, especialmente nesses produtos.
Sergio Vale

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro