Hoje, ao lado da irmã Jhosy Ludwig Pereira, de 30 anos, ela é uma das sócias fundadoras da LypeDepyl, rede de depilação a laser e pioneira no franchising de despigmentação de tatuagens e sobrancelhas. Fundada em 2022, a marca faturou R$ 26 milhões no ano passado e R$ 20,6 milhões em 2024.
Sem plano B
A ideia de criar e investir na LypeDepyl surgiu depois de um momento de ruptura na vida das irmãs.
"A gente se quebrou na vida pessoal e uma tinha que solucionar o problema da outra. Primeiro a Leyde se divorciou; um pouco depois fui eu e tive que me reinventar. Em questão de seis meses, eu não tinha mais nada porque tudo ficou para o meu ex. A gente se olhou e disse: 'O que vamos fazer?'", conta Jhosy.
Lady já tinha uma ideia desenhada para uma rede de franquias, e Jhosy já havia trabalhado por anos com depilação e consultoria comercial em algumas clínicas de estética e salões de beleza. Juntar as experiências foi a saída encontrada para mudar o cenário.
"A gente resolveu criar a solução para o nosso futuro. Falamos: 'Vamos criar uma empresa que vai ser gigante e vai fazer com que a gente se aposente um dia. Deixando, é claro, um legado de qualidade. Um dia vão olhar e vão lembrar das irmãs Ladies'", conta Jhosy.
A partir disso, Leyde se lançou aos estudos: começou a buscar nichos de negócio na estética e a fazer pesquisa de mercado e de campo.
"E aí surgiu a Jhosy com toda a experiência de aplicação. Eu digo que a depilação a laser é um oceano azul, mesmo nos dias de hoje. A gente tem muita demanda ainda, principalmente de quem busca qualidade", afirma Leyde.
A ideia do negócio surgiu de forma tão decisiva, que Jhosy descreve-a como um "barco viking".
"A gente não tem plano B; a LypeDepyl nasceu para ser a líder nacional de franquias. Então, quando a gente desenhou o projeto, a gente colocou a empresa como um barco viking —quando a gente chega no porto, queima o barco porque não tem para onde voltar."
Sucesso no franchising
Ao escolher empreender, muitos se deparam com o franchising como um ponto de incerteza. Mas, no caso da LypeDepyl, a ideia do negócio já surgiu para ser aplicada ao modelo de franquias.

Apesar dos desafios para manter o padrão de qualidade da marca em todas as unidades, as irmãs contam que apostam em um modo de treinamento que crie um "jeito de fazer LypeDepyl".
A nossa cultura de liderança é construída por meio do exemplo. Não posso cobrar dos meus trabalhadores algo que eu não sei como se faz Jhosy Ludwig Pereira, sócia da LypeDepyl
"Quando treinamos e temos a certeza de que esse método dá certo, não há por que criar ou recriar a roda; ela já gira de uma forma adequada. Essa é uma parte que eu abordo bastante durante o treinamento de vendas e o treinamento de aplicação. Sempre estou lidando com o amor da vida de alguém. Por isso, preciso tratar o meu cliente da forma como eu gostaria de ser tratada", ressalta.
Em uma rede com mais de 30 unidades de atendimento, os problemas existem, é claro. Mas, para elas, é o que faz o trabalho ter sentido.
"A gente entendeu que está tudo bem porque se a gente não tiver problema, não tem trabalho. É só mais um dia comum para a gente resolver alguma coisa. Como franqueadora, a empresa já nasceu com o intuito de resolver problemas. Então, fica até meio sem graça se não tiver muitos desafios ao longo do dia", comenta Jhosy.
A marca projeta vender cerca de 60 novas unidades em 2026. "A projeção é de 15% de crescimento em cima das unidades e 55 milhões de faturamento. Tudo vai depender do maior número de unidades no primeiro e no segundo semestre", afirma Leyde.
Força extra para ocupar espaço
Apesar do sucesso da marca, as irmãs enfrentaram um deserto conhecido pelas mulheres: a falta de referências femininas no mercado. Não porque elas não existem, mas pelo pouco espaço ou reconhecimento que recebem.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a participação feminina no setor aumentou nas redes franqueadoras, onde elas se tornaram maioria, avançando de 46% para 57% entre 2015 e 2024. A presença também cresceu nos postos de trabalho: subindo de 48% para 51%.
Buscamos uma referência feminina onde pudéssemos nos apoiar e pouquíssimas vezes encontramos. No franchising, o mercado não dá nenhum espaço para mulheres. Temos que fazer uma força três, quatro vezes maior para conseguir espaço ou para falar do nosso negócio. Jhosy Ludwig Pereira, sócia da LypeDepyl
Para elas, as principais fontes de inspiração vêm de mulheres que conseguiram romper essas barreiras e conquistar posições de destaque no mercado, como Karla Marques Felmanas, vice-presidente da Cimed, e a empresária e investidora Cris Arcangeli.
Mais do que se inspirar, Jhosy destaca a importância de assumir um papel ativo na transformação do setor: "Hoje a gente já entendeu que precisa se posicionar como legado para outras mulheres seguirem, abrindo um caminho que ainda não está aberto. Porque é difícil querer ser gigante em um mercado onde querem te engolir a todo custo porque tu é mulher."
Sintonia de irmãs
Os sete anos de diferença entre Leyde e Jhosy ajudam a definir uma relação marcada por carinho e respeito. Para a caçula, a irmã mais velha é uma grande fonte de inspiração. Dentro do negócio, essa admiração se traduz em um acordo tácito: o ego não tem espaço na operação.
"O ego é a ruína de muitas empresas", diz Leyde. "Nossos pais nos ensinaram muito sobre isso e dentro da nossa casa isso não existe. Então, eu acho que isso vem muito de berço."
A ambição também faz parte do elo que une as irmãs. A empresa já nasceu com o propósito de se tornar uma gigante do setor, sustentada por uma visão clara de longo prazo.
"Acima do nosso CPF, existe o CNPJ que é mais importante. Existem muitas pessoas envolvidas e, para nosso negócio ser gigante, a gente tem que ter um objetivo muito claro. Aqui dentro não pode ter nem vaidade, nem ego", complementa Jhosy.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 hora atrás
3





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)








:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/o/u/v2hqAIQhAxupABJOskKg/1-captura-de-tela-2024-07-19-185812-39009722.png)

Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro