1 ano atrás 82

'Ela não conhecia Ctrl C + Ctrl V': geração Z pena com PC e assusta chefes

Laís sabe muito de redes sociais, mas passa aperto com documento no Word
Laís sabe muito de redes sociais, mas passa aperto com documento no Word Imagem: Arquivo pessoal

Laís sabe mexer no celular desde os 5 anos de idade e, aos 11, ganhou seu primeiro smartphone touch screen. Em casa, tinha computador (e até usava bastante para jogar e criar fanfics para postar nas redes sociais), mas o manejo "mais sério" do PC não era uma realidade na rotina escolar.

Nunca tive aula de informática, nunca vi a necessidade disso. E nunca mexi com computador na escola, não sei se é porque venho de uma escola pública, mas nunca precisamos de uma formação mais adequada em Word, porque não pediam formatação específica, texto justificado. Agora, fazendo TCC, estou com dificuldade e isso está me atrasando bastante.
Laís Brito

Estagiária em um ambulatório, ela diz enfrentar dificuldade no ambiente de trabalho pelo pouco conhecimento em informática. Não sabe, por exemplo, como manejar o sistema da empresa no computador ou digitar com destreza no teclado do dispositivo.

Seus colegas da mesma idade, diz Laís, são uma "ameba" com o PC. "Eles digitam muito lento, muito lento", contou ela em um vídeo no TikTok. A jovem vê diferença até dentro de casa: "Meu pai digita rápido."

O pior é que os funcionários mais velhos sempre recorrem aos estagiários para resolver problemas técnicos no computador, com a ilusão de que somos superentendidos no assunto. Quando não sabemos o que fazer, acham que é má vontade nossa.
Laís Brito, de 20 anos

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro