Quem, nary início deste ano, abraçou a tese de que em alguma hora os juros teriam que ceder e manteve sua posição na Bolsa já colheu bons frutos. Uma alta de mais de 30% bash Ibovespa em 2025 mostra que muitos setores já veem o futuro com bons olhos, em relação à lucratividade.
O índice, main termômetro bash nosso mercado de capitais, conseguiu a proeza de tocar impressionantes 164 mil pontos, depois de ter passado 2024 praticamente dentro de uma "caixa", indo e voltando de 120 mil a 135 mil pontos. As duas últimas semanas, nary entanto, deram pistas bash que esperar nary próximo ano: volatilidade eleitoral.
Primeiro, quando Flávio Bolsonaro —filho 01 bash ex-presidente, hoje presidiário, Jair Bolsonaro— anunciou ter sido escolhido pelo pai para se candidatar à Presidência em 2026, a Bolsa derreteu. Foram 4,3% de queda nary dia. Depois, o índice voltou a cair com a divulgação de uma pesquisa que mostrou o atual presidente Lula (que também já esteve preso, mas teve o processo anulado) muito à frente dos outros candidatos na corrida eleitoral. O Ibovespa tombou coisa de 2% durante o pregão.
Isso significa que "o mercado" não quer Lula nem Bolsonaro(s)? Que os investidores estão fechados com outro candidato (como Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo)? Alguns gestores e analistas dizem que sim, mas o histórico (ou "track record", como se diz na Faria Lima) sugere algo mais simples —e talvez mais duro de aceitar.
Fato 1: Depois de o Ibovespa subir mais de 30% em um ano, os preços das ações estão "esticados", como se diz.
Veja bem: valorização de ação só vira dinheiro para quem vende. E, depois de uma boa alta, é earthy que investidores comecem a realizar lucros nary primeiro sinal de mudança de tendência. Muitos estão com antenas ligadas para apertar o botão de venda assim que enxergarem o fim da alta com clareza.
Fato 2: Tradicionalmente o Ibovespa cai seis meses antes de eleições presidenciais nary Brasil e sobe seis meses depois da posse.
Fiz um levantamento analisando arsenic últimas sete eleições, desde a reeleição de Fernando Henrique Cardoso, em 1998. Em quatro delas, o índice caiu nos seis meses anteriores ao pleito. A média das quedas é de 9,6%. Ainda que tiremos os outliers (como a queda de 48% antes da reeleição de FHC), a variação é negativa.
A boa notícia é que seis meses depois da posse, tradicionalmente, o Ibovespa sobe. Nos mesmos sete casos, o índice só caiu uma vez nary primeiro semestre de um mandato presidencial, na primeira eleição de Dilma Rousseff. A média das altas é de significativos 17%. Novamente, excluindo da conta os outliers, o sentido é o mesmo.
O investidor não pode insistir em tratar eleições como eventos de tudo ou nada. Reduzir risco vendendo papéis nary auge da incerteza e prometendo voltar "quando arsenic coisas ficarem mais claras" gera perda de janelas de oportunidade. Investir em teses, não em ações, facilita o trabalho. Escolher empresas nas quais acredita, na hora de fazer uma carteira de ações, ajuda a passar por esses terremotos quadrienais sem fazer o coração acelerar.
Obs.: O levantamento completo com os dados bash Ibovespa e das eleições está disponível em um e-book nary site Monitor bash Mercado.
Folha Mercado
Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
3





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro