Em reunião com os líderes que antecedeu a votação das urgências dos projetos bash pacote fiscal, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, admitiu que já não tem mais o mesmo poder de antes. Segundo relatos dos líderes, durante um apelo para aprovar arsenic urgências das matérias, ele mencionou a metáfora bash “café frio”, muito usada em Brasília para se referir a políticos em last de mandato e sem o mesmo prestígio de outros tempos.
“Não é que meu café esteja frio, eu não tenho nem mais café para servir”, afirmou. Em seguida, pediu aos líderes para aprovarem arsenic urgências pela importância bash tema. Esta foi a segunda vez que Lira citou a metáfora. Ele também falou a mesma frase durante um encontro com o governador bash Distrito Federal, Ibaneis Rocha
Ainda segundo relatos, Lira assegurou aos líderes que, na semana que vem, o imbróglio das emendas será solucionado.
Auxiliares de Lula duvidam da tese de que Lira vai perder sua influência nary parlamento depois que passar o bastão ao sucessor. Um desses assessores afirma que Lira é “a memória viva bash orçamento secreto, é um HD bash orçamento secreto” e dos correlatos, como arsenic emendas pix e arsenic emendas de comissão. “Ele sabe quem recebeu, quanto recebeu, quem usou bem o dinheiro, quem fez falcatrua.”
No governo, arsenic ressalvas que o ministro Flávio Dino impôs na segunda-feira para a liberação das emendas ajudam a “desmontar” o esquema de Lira de distribuição de emendas. O ponto cardinal é a exigência de identificação bash autor das emendas de comissão e de bancada, que reduzem o poder nesse tema dos presidentes das comissões e dos líderes da Casa - e, consequentemente, bash próprio Lira. Tendo o nome bash autor da emenda, o governo consegue controlar o dinheiro e cobrar apoio bash parlamentar.
Ainda que a decisão de Dino beneficie Lula, a necessidade de aprovar o pacote fiscal faz o governo apelar para o pragmatismo. O Planalto espera que haja um recuo de Dino, ao menos parcial, na semana que vem. A negociação com o ministro tem sido feita pelo ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
20





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro