6 meses atrás 10

Em meio à guerra comercial, China fortalece relacionamento com vizinhos

Xi Jinping, presidente da China, com presidente do Vietnã, Luong Cuong, no aeroporto de Noi Bai, em Laos
Xi Jinping, presidente da China, com presidente do Vietnã, Luong Cuong, no aeroporto de Noi Bai, em Laos Imagem: Xinhua

O presidente chinês Xi Jinping deu início hoje a viagens oficiais de uma semana pelos países vizinhos no sudeste asiático. Ele desembarcou em Hanói, no Vietnã, a convite da secretaria-geral do Partido Comunista do Vietnã (CPV) e do presidente Luong Cuong. O presidente chinês pretende fortalecer as relações comerciais da região.

O que aconteceu

O presidente chinês apela ao fortalecimento regional. Em um artigo publicado no jornal local Nham Dan, Xi Jiping disse que os "dois países devem resguardar de maneira decisiva o sistema comercial multilateral, a estabilidade das cadeias mundiais industriais e de abastecimento, assim como um ambiente internacional aberto e de cooperação". Ao mesmo tempo, Pequim liberou os dados sobre as exportações nesta segunda-feira. O país cresceu em 12,4% no comparativo com março de 2024.

A China quer se mostrar como um parceiro estável. Ao desembarcar, Xi Jiping ressaltou que o Vietnã é um país com influência regional em crescimento ao fazer "avanços notáveis" na industrialização e na modernização do país. Segundo o portal estatístico Trading Economics, a produção industrial no Vietnã cresceu 8,6% em março de 2025. Além disso, o país tem vivido um crescimento no número de startups, com financiamento projetado para atingir US$ 5 bilhões entre 2023 e 2025.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro