1 dia atrás 5

Em nota, países latino-americanos expressam preocupação com 'tentativa de controle governamental' após ataque à Venezuela

Estados Unidos fizeram uma ação militar e capturaram o presidente venezuelano Nicolás Maduro na madrugada de sábado (3). Em seguida, o presidente Trump afirmou que os EUA irão controlar o país até que haja uma transição considerada adequada.


Celac discute situação da Venezuela na tarde deste domingo (4)

Celac discute situação da Venezuela na tarde deste domingo (4)

Além dos países latino-americanos, o documento também é assinado pela Espanha.

"Expressamos nossa profunda preocupação e rechaço diante das ações militares executadas unilateralmente no território da Venezuela, as quais contrariam princípios fundamentais do direito internacional, em particular a proibição do uso e da ameaça do uso da força, o respeito à soberania e à integridade territorial dos Estados, consagrados na Carta das Nações Unidas", diz o texto.

Vídeo mostra maduro detido nos Estados Unidos — Foto: Reprodução

Após a operação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião ministerial para tratar da situação no país vizinho.

🔎A Celac é um bloco criado no México, em 2010, que reúne 33 países da região. A aliança busca a integração latino-americana e caribenha, além da coordenação política, econômica e social dos países.

O Brasil também vai participar da reunião extraordinária do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir sobre a operação dos Estados Unidos na Venezuela, que deve acontecer na segunda-feira (5) pela manhã.

- Esta reportagem está em atualização.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro