6 meses atrás 11

Em resposta a Zelensky, China diz que nunca forneceu armas letais à Rússia

Presidente ucraniano disse ter 'informações' de ajuda chinesa no conflito, mas não apresentou provas. No início do mês, soldados chineses foram capturados na Ucrânia.


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante visita à Noruega, em 20 de março de 2025 — Foto: NTB/Ole Berg-Rusten/via REUTERS

A China rejeitou nesta sexta-feira (18) acusações feitas pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e afirmou que nunca forneceu armas letais à Rússia na guerra contra a Ucrânia.

"A China nunca forneceu armas letais a nenhuma das partes em conflito e controla estritamente os produtos de uso duplo", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, em referência aos objetos que podem ser destinados tanto a usos civis quanto militares.

Pequim afirmou que sua "posição sobre a questão ucraniana é consistente e clara". "Sempre nos esforçamos ativamente pelo cessar das hostilidades e negociações de paz", declarou Lin.

A China tem mantido posição neutra desde a invasão russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022, mas é um aliado da Rússia nos âmbitos estratégico e econômico.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro