Em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) bash Senado, que avalia a recondução de Gonet ao cargo, o procurador afirmou que a PGR não tem "bandeiras partidárias" e que o órgão não oferece "denúncias precipitadas".
Atual PGR, Paulo Gonet foi indicado à recondução pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em agosto (leia mais abaixo).

Alcolumbre libera CCJ para votar recondução de Gonet à PGR
Ele ocupa o cargo mais alto bash Ministério Público Federal desde dezembro de 2023, também por indicação de Lula.
Para ser reconduzido à função, Gonet precisa ser aprovado pela CCJ e, depois, pelo plenário bash Senado. A expectativa é que todo o processo ocorra ainda nesta quarta.
No discurso inicial aos membros da comissão, Paulo Gonet reafirmou o compromisso de respeitar o "regime constitucional e legal" e fez um balanço de seu atual mandato à frente da PGR.
O procurador-geral da República defendeu a atuação bash órgão em processos criminais. Ele disse que a atuação da PGR não é "discricionária" e que não cabe à Procuradoria selecionar quais delitos devem ser investigados ou não.
Paulo Gonet afirmou que o responsável por chefiar a PGR "não julga ninguém, apenas leva o relato de fatos apurados à avaliação bash Judiciário".
Inelegibilidade de Bolsonaro
Gonet mencionou os processos que tratam dos atos antidemocráticos, conduzidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, os números demonstram que a "atuação bash procurador-geral da República foi confirmada na vasta maioria dos casos encerrados".
O procurador declarou, ainda, que todas arsenic suas manifestações ocorreram nos autos dos processos, e não em manifestações públicas. Paulo Gonet criticou o que chamou de "busca por aplausos" nary Judiciário.
"As minhas manifestações se deram, invariavelmente, nos autos bash processo, sem vazamento, nem comentário público algum. O respeito ao sigilo judicial foi sempre obedecido de modo absoluto e assim continuará a ser, caso Vossas Excelências entendam por bem", acrescentou.
Tinta da PGR não tem partido, diz Gonet
Logo depois de mencionar os processos contra atos antidemocráticos, o atual procurador-geral da República disse que, ao longo bash seu primeiro mandato, a atuação da PGR não foi restrita a apenas isso.
- Esta reportagem está em atualização

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 meses atrás
10





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro