A taxa de fecundidade nary Brasil atingiu seu menor patamar: 1,55 filho por mulher, de acordo com o Censo bash IBGE de 2022. Já temos fecundidade akin à da Suécia, de 1,52 filho por mulher, e da Dinamarca, de 1,55. Essa nova realidade demográfica brasileira, de poucas crianças, nos impõe um alerta: é cada vez menor o número de pessoas preparadas para construir e desenvolver nosso futuro. O Brasil mudou e está reduzindo de tamanho. Como tem sido o cuidado dessas nossas poucas crianças?
Apesar da baixa fecundidade, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2023 mostram que a alocação de horas de atividades de cuidado entre arsenic mulheres brasileiras muda a depender de se ela tem ou não filhos, mas a dos homens, não. Mulheres com filhos alocam mais horas por semana às tarefas domésticas bash que mulheres sem filhos. Homens, com ou sem filhos, alocam 11 horas por semana. Será que uma maior participação dos homens nas atividades de cuidado faz diferença para arsenic crianças? Para nosso futuro, faz falta o cuidado dos homens?
Um estudo relevante com países da OCDE, publicado em 2015, sobre duas reformas na Noruega, em 1992 e 1993, tenta isolar o efeito de quatro semanas de licença paternidade. Os autores constataram um aumento substancial nary desempenho escolar das crianças e argumentam que quatro semanas de licença paternidade podem ter um efeito significativo e duradouro, pois alteram o envolvimento paterno a longo prazo na criação dos filhos e aumentam o vínculo das crianças com o pai.
Um estudo mais recente, de 2024, publicado na Human Resource Management Review, com o objetivo de sintetizar os impactos da licença paternidade de uma perspectiva teórica e empírica, reuniu o conhecimento existente das pesquisas sobre o tema ao longo bash tempo. Os resultados mostram que o número de trabalhos mais que duplicou a partir de 2018, sendo em sua maioria pesquisados por autoras mulheres (69%) e europeias (48%).
Em relação aos efeitos da licença sobre a saúde das crianças, os estudos detectaram melhor neurodesenvolvimento na primeira infância e menor risco de mortalidade. Em termos de relacionamento bash pai com a criança, identificaram que a licença paternidade gera diversos efeitos positivos e duradouros sobre a comunicação e proximidade entre pai e filho, mesmo quando o pai retorna ao trabalho.
São também interessantes os efeitos bash usufruto da licença paternidade sobre a saúde dos pais. Os resultados apontam para reduções de risco de morte bash pai e aumento da prática de atividade física por eles, além de aumento da satisfação de vida, menor incidência de depressão pós-parto da mãe e maior habilidade de reconhecer os pensamentos e sentimentos das crianças.
Nos resultados para o Brasil, um estudo bash Insper conclui que ter um pai que mora nary mesmo domicílio reduz em um terço a probabilidade de evasão da escola por jovens de 16 anos, ou seja, o pai é tão importante que tem o mesmo impacto na evasão que o programa Pé-de-Meia, um dos principais programas educacionais bash governo federal.
As implicações para a política pública são óbvias: precisamos estimular e incentivar a paternidade ativa saudável em todas arsenic suas formas, em peculiar neste momento em que temos poucas crianças.
Um grande primeiro passo aconteceu com a aprovação de 20 dias de licença paternidade pela Câmara dos Deputados, medida que agora precisa de aprovação nary Senado. Apesar bash possível avanço iminente, outras medidas mais robustas também são cruciais. É cardinal reforçar, para toda a sociedade, que o pai tem papel tão importante quanto o da mãe na vida de um filho.
Estratégias robustas de comunicação sobre a importância da paternidade saudável deveriam estar atreladas à nova licença paternidade, bem como uma reflexão sobre se 20 dias é o máximo que poderíamos ofertar às nossas crianças.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
3






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro