1 dia atrás 2

Empregos nos EUA, PMI de serviços no Brasil: os destaques do mercado hoje

Empregos nos EUA: relatório ADP pode reforçar cautela do Fed antes de reunião de dezembro

  • A empresa ADP divulgará hoje às 8h15 (horário de Brasília) o relatório sobre a criação de empregos privados não agrícolas nos Estados Unidos em novembro, um dos últimos indicadores do mercado de trabalho antes da reunião do Federal Reserve marcada para 17 e 18 de dezembro.
  • O mercado projeta a criação de 10 mil a 20 mil vagas no mês, números que reforçam a percepção de desaceleração no mercado de trabalho. Em outubro, o relatório mostrou 42 mil vagas criadas, após uma revisão para cima de setembro, que havia registrado perda de 29 mil postos. Desde julho de 2025, a geração de empregos tem sido irregular, com outubro marcando a primeira adição de vagas em três meses.
  • A expectativa de resultado fraco é corroborada pelas estimativas preliminares semanais que a ADP passou a divulgar recentemente: nas últimas quatro semanas, a empresa reportou perdas médias de 13.500 empregos por semana, sugerindo um ritmo de desaquecimento mais acentuado no setor privado.
  • O dado de hoje vai ajudar a orientar o Fed, que deve decidir se promove ou não um novo corte de juros na reunião de dezembro. Atualmente, cerca de 85% do mercado precifica uma redução de 0,25 ponto percentual, o que levaria a taxa para a faixa de 3,75%-4% ao ano.

Brasil: PMI de serviços deve confirmar perda de fôlego da economia em novembro

  • A S&P Global divulgará hoje o PMI de serviços do Brasil referente a novembro, indicador que mede o ritmo de atividade no setor e que deve permanecer próximo à zona de estagnação.
  • Em outubro, o índice já havia ficado abaixo de 50 pontos, a linha que separa expansão de contração, enquanto o PMI composto (que une serviços e indústria) marcou 48,2 pontos, sinalizando enfraquecimento disseminado da atividade econômica.
  • No lado industrial, o PMI de manufaturas subiu levemente em novembro para 48,8 pontos, ainda em território contracionista, mas mostrando alguma melhora na margem. A indústria segue pressionada pelos juros altos, que encarecem o crédito e adiam decisões de investimento, além das incertezas externas que afetam setores exportadores.
  • O número de hoje será importante para confirmar se a economia brasileira consegue encontrar algum ponto de estabilização no fim de 2025 ou se caminha para uma desaceleração mais acentuada.
  • Se o PMI de serviços voltar para perto ou acima de 50 pontos, o mercado tende a interpretar como um sinal de que a atividade resiste, compensando parcialmente a fraqueza da indústria e mantendo o PIB em terreno positivo, ainda que modesto.

Veja o fechamento de dólar e Bolsa na terça (2):

  • Dólar: -0,52%, a R$ 5,330
  • B3 (Ibovespa): +1,56%, aos 161.092,25 pontos.
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro