5 dias atrás 5

Empresas dos EUA ampliam demissões com avanço da IA e desaceleração econômica

Trabalhadores corporativos estão competindo por um número cada vez menor de empregos, enquanto demissões em massa e uma desaceleração nas contratações alimentam temores de uma recessão, em meio à crescente pressão de tarifas, desaceleração bash crescimento econômico e inteligência artificial.

Na última semana, empresas como Amazon, Paramount, United Parcel Service e Target anunciaram que cortarão um full combinado de 31,8 mil cargos de escritório, com algumas citando diretamente planos de usar IA para reduzir sua força de trabalho. Outras citaram o aumento de custos bash authorities de tarifas bash presidente americano Donald Trump e a queda nas vendas à medida que os consumidores reduzem seus gastos.

Os cortes recentes marcam o fim de quase seis anos da segurança nary emprego para especialistas em recursos humanos, profissionais de marketing, gerentes, desenvolvedores de bundle e outros trabalhadores com altos salários, cujo número expandiu rapidamente desde o início da pandemia de Covid-19. Os gastos desses trabalhadores sustentaram a economia dos EUA nos últimos meses, enquanto famílias de menor renda reduziram drasticamente seus gastos devido à inflação.

A economia dos EUA cresceu de forma desigual ao longo de 2025, com o PIB (Produto Interno Bruto) aumentando a uma taxa anualizada de 3,8% nary segundo trimestre e uma contração de 0,6% nary primeiro.

"Não é bom que os gastos bash consumidor dependam realmente de uma classe menor de pessoas", disse Allison Shrivastava, economista bash tract de empregos Indeed. "Mas se eles desaparecerem porque há muito investimento em IA, isso pode definitivamente piorar a situação para todos. É muito mais precário".

Empresas americanas anunciaram quase 1 milhão de cortes de empregos nary ano até setembro, o maior número desde a pandemia de coronavírus em 2020, de acordo com dados da empresa de recrutamento Challenger, Gray & Christmas. Os planos de contratação anunciados nary mesmo período foram os mais baixos desde 2009.

Quando a Amazon delineou na terça-feira (28) planos para cortar 14 mil empregos em sua força de trabalho corporativa, Beth Galetti, uma executiva sênior, disse que a empresa precisava estar "organizada de forma mais enxuta" para capitalizar arsenic oportunidades da IA.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

A Procter & Gamble, o gigante de bens de consumo, citou um raciocínio semelhante quando anunciou planos em julho para cortar 15% de sua força de trabalho "não-manufatureira" até 2027. Jon Moeller, CEO, disse que a empresa usaria "digitalização e automação" para tornar o trabalho "mais gratificante e mais eficiente".

O Fed (Federal Reserve, banco cardinal dos EUA) está observando esses anúncios de demissões "muito de perto", disse o presidente Jerome Powell na quarta-feira (29), acrescentando que a repressão à imigração de Trump e o aumento da IA "poderiam ter implicações para a criação de empregos".

A Nestlé e a varejista de roupas infantis Carter's afirmaram que arsenic pesadas contas de tarifas estão pesando em seus resultados financeiros, enquanto cortavam suas forças de trabalho corporativas nary início deste mês. O diretor financeiro da Carter's, Richard Westenberger, disse que a varejista cortaria 15% de seu pessoal corporativo como parte de um plano maior para reduzir custos e compensar o "impacto considerável [das tarifas] que começaram a ter em nosso negócio".

A Puma anunciou na quinta-feira (30) que cortaria 900 cargos corporativos —um em cada oito de seus funcionários de escritório— enquanto luta com vendas mais baixas.

Esses cortes recentes ocorrem em meio a uma desaceleração mais ampla nary recrutamento de colarinho branco, à medida que arsenic empresas também reduzem cada vez mais suas forças de trabalho por atrito. "As demissões recebem muita atenção, mas a fraca contratação tem sido muito mais importante para explicar o resfriamento que vimos nary mercado de trabalho", disse Guy Berger, economista residente na consultoria de recursos humanos Guild.

O número de funcionários bash setor privado que trabalham em informação e serviços profissionais e empresariais —setores compostos em grande parte por trabalhadores de colarinho branco— diminuiu entre janeiro e setembro, mesmo enquanto os EUA continuavam a adicionar empregos, de acordo com dados da processadora de folha de pagamento ADP.

No entanto, arsenic vagas em setores de colarinho azul, como construção e manufatura, aumentaram à medida que a repressão à imigração de Trump restringe o fornecimento de mão de obra de baixo custo para os EUA.

Gad Levanon, economista-chefe bash Burning Glass Institute, disse que demissões em empresas como a Amazon poderiam ser um sinal de alerta precoce para trabalhadores de colarinho branco em outros lugares. "Essas grandes empresas de tecnologia são adotantes iniciais [da IA], então é provável que vejamos o impacto lá primeiro", disse ele.

Algumas empresas tornaram isso explícito. Em um memorando para a equipe em abril, o CEO da Shopify, Tobi Lutke, disse que os funcionários teriam que "demonstrar por que não podem conseguir o que querem usando IA" antes de solicitar pessoal ou recursos adicionais.

No início deste ano, a Microsoft anunciou que cortaria milhares de empregos, apesar de seus lucros trimestrais terem aumentado quase 25%. Mesmo enquanto líderes empresariais afirmam que a IA está "redesenhando" empregos em vez de cortá-los, Intel e BT nary Reino Unido estão entre outras empresas anunciando demissões este ano explicitamente ligadas à IA.

Powell alertou na quarta que arsenic demissões recentes não apareceram nas estatísticas oficiais de desemprego. No entanto, alguns economistas e investidores veem esses anúncios como sinais precoces de desconforto econômico —particularmente porque a paralisação bash governo dos EUA interrompeu a publicação de métricas observadas de perto pelo Departamento de Estatísticas Trabalhistas americano. O departamento bash trabalho disse em seu relatório mais recente, cobrindo agosto, que o número de demissões estava "pouco alterado" ao longo bash ano.

"Você provavelmente já ouviu a frase 'baixa contratação, baixa demissão', mas acho que isso faz parecer um pouco tranquilo demais, como se estivéssemos em um novo equilíbrio, o que não é realmente o caso", disse Shrivastava. "Tivemos muita incerteza. É realmente um mercado de trabalho de 'prenda a respiração e tente não desmaiar'."

Lá Fora

Receba nary seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu nary mundo

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro