1 mês atrás 13

Enemies to lovers e mais: veja filmes e séries com todos os clichês românticos

Os clichês românticos como enemies to lovers, amores proibidos e triângulos amorosos continuam encantando o público e rendendo algumas das histórias mais marcantes do cinema. Essas fórmulas clássicas exploram conflitos, desejos e emoções intensas, criando tramas que vão do ódio à paixão, de barreiras aparentemente intransponíveis a finais inesquecíveis. Seja com casais que começam se detestando ou romances que desafiam regras e tradições, esses filmes mostram o porquê desses clichês do gênero nunca saírem de moda. Por sorte, obras com essas temáicas estão amplamente disponíveis em streamings como Netflix, HBO Max e Amazon Prime Video.

Se você ainda não conhece todos esses clichês ou quer relembrar os mais famosos, o TechTudo preparou uma matéria especial explicando cada um deles em um guia completo para entender por que essas fórmulas continuam conquistando fãs no mundo todo. Depois de conferir a explicação, veja abaixo filmes e séries que usam (e abusam!) desses elementos clássicos de forma irresistível. Confira!

 Divulgação/Sony Pictures Releasing Todos Menos Você foi um dos grandes destaques de comédia romântica dos últimos tempos — Foto: Divulgação/Sony Pictures Releasing

Nessa lista especial do TechTudo, você encontrará:

1. Enemies to lovers (Inimigos que se apaixonam)

Começando com esse que é um dos mais utilizados clichês do cinema, aqui a dinâmica dele parte do conflito, isto é, dois personagens que inicialmente se odeiam ou competem acabam desenvolvendo sentimentos amorosos com o tempo. Esse tipo de clichê é bastante comum em comédias românticas, dramas juvenis ou de época.

Um dos mais famosos filmes com esse clichê romântico é Orgulho e Preconceito (2005), adaptação do clássico homônimo da autora inglesa Jane Austen. Estrelado por Keira Knightley (Simplesmente Amor) e Matthew Macfadyen (Dupla Identidade), o longa gira em torno da complicada relação entre a jovem Elizabeth Bennet e o Sr. Darcy, que começa marcada por julgamentos e desentendimentos, mas que logo abre espaço para um amor avassalador. A produção pode ser vista no Telecine (via Amazon Prime Video). Mas além desta, há também:

 Reprodução/IMDb Orgulho e Preconceito é um dos grandes clássicos quando o assunto é o clichê "enemies to lovers" — Foto: Reprodução/IMDb

E para série, temos como destaque Bridgerton, da Netflix. Adaptação literária da obra de Julia Quinn, a primeira temporada da produção apresenta um caso clássico de enemies to lovers entre Daphne e Simon, dois jovens da elite inglesa que se conhecem e veem seu relacionamento ser marcado por provocações, desafios sociais e sentimentos crescentes. No elenco, destacam-se a dupla de atores Phoebe Dynevor (Waterloo Road) e Regé-Jean Page (Código Preto). Além de Bridgerton, você também pode se interessar por:

 Reprodução/IMDb Phoebe Dynevor e Regé-Jean Page como Daphne e Duque Simon, o casal protagonista da 1ª temporada de Bridgerton — Foto: Reprodução/IMDb

2. Second chance (Segunda chance)

Já nesse aqui, o foco está em personagens que já tiveram uma relação no passado e que terminou como um amor mal resolvido. Na trama de produções do tipo, geralmente os ex lovers se reencontram tempos depois, abrindo espaço para uma nova oportunidade de reescrever a própria história. Esse clichê costuma explorar temas como amadurecimento, perdão e nostalgia.

Um bom exemplo desse clichê é o filme Persuasão, lançado em 2022 na Netflix. Também adaptação do livro de mesmo nome de Jane Austen, a trama aqui segue Anne Elliot, uma jovem que se vê obrigada pela família à beira da falência a renegar seu amor por Frederick Wentworth só por conta de sua origem humilde. Anos se passam e o rapaz retorna, só que agora rico. E agora a protagonista precisa decidir se apostará novamente no amor ou deixará isso no passado mesmo. Estrelam a obra Dakota Johnson (Amores à Parte) e Cosmo Jarvis (Tempo de Guerra). Também são assim:

  • Amor à Segunda Vista (2002)
  • Diário de uma Paixão (2004)
  • O Melhor de Mim (2014)
  • Antes do Pôr-do-Sol (2004)
  • Querido John (2010)
 Divulgação/Netflix O filme Persuasão é uma adaptação do romance homônimo de Jane Austen — Foto: Divulgação/Netflix

Com certeza a série que traz esse clichê, sem sombra de dúvidas, é O Verão Que Mudou Minha Vida (2022). Original do Amazon Prime Video, a trama acompanha Belly Conklin, uma jovem que passa o verão com a família na casa de praia dos Fisher. Lá, ela reencontra Conrad, o garoto por quem ela sempre teve amor. Mas é entre inúmeros problemas e idas e vindas que ela descobre quem realmente fez morada em seu coração. Baseada na trilogia literária de mesmo nome de Jenny Han, o elenco da série é composto por Lola Tung (Forbidden Fruits) e Christopher Briney (Meninas Malvadas). Também são assim:

 Reprodução/IMDb O Verão Que Mudou Minha Vida é uma série teen sobre segunda chance no amor — Foto: Reprodução/IMDb

3. Office romance (Romance de trabalho)

Tendo como pano de fundo o ambiente profissional, geralmente escritórios ou redações, esse tipo de clichê romântico é repleto de camadas de tensão e obstáculos para os protagonistas. Isso porque a hierarquia entre eles, as regras corporativas ou o desafio de equilibrar vida pessoal e profissional acabam entrando na dinâmica, que, muitas vezes, ainda é marcada por rivalidades e cumplicidade também.

Protagonizado pela dupla de atores Sandra Bullock (Da Magia à Sedução) e Ryan Reynolds (Amigos Imaginários), o filme americano A Proposta (2009) acompanha a história de Margaret Tate, uma editora de livros canadense que sem opções força Andrew Paxton, seu assistente, a um casamento de mentirinha para evitar a sua eportação dos EUA. E é em meio a muitas trapalhadas e situações hilárias que os dois se apaixonam de verdade. Vale lembrar ainda que a obra cinematográfica pode ser vista no católogo do Disney+. Há também:

  • O Diabo Veste Prada (2006)
  • Uma Manhã Gloriosa (2010)
  • Vestida para Casar (2008)
  • O Jogo do Amor (2021)
  • Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (2009)
 Reprodução/IMDb Em A Proposta, uma chefe em risco de deportação pede seu assistente em casamento para conseguir permanecer nos EUA — Foto: Reprodução/IMDb

No K-drama O Que Houve com a Secretária Kim? (2018), atualmente disponível no Rakuten Viki, a trama segue Kim Mi-so, uma jovem e eficiente secretária, que inesperada decide pedir demissão depois de anos de dedicação. A partir disso, seu chefe, o arrogante e egocêntrico vice-presidente Lee Young-joon, percebe que não consegue viver sem ela e tenta convencê-la a ficar. Mas com o tempo isso só revela sentimentos que vão além do ambiente de trabalho. No time de atuação destacam-se Park Seo-joon (Itaewon Class) e Park Min-young (A Rainha dos Golpes). Há também:

O que Houve com a Secretária Kim? é um dorama sobre romance no trabalho — Foto: Divulgação/Rakuten Viki O que Houve com a Secretária Kim? é um dorama sobre romance no trabalho — Foto: Divulgação/Rakuten Viki

4. Friends to lovers (Amigos que se apaixonam)

Esse clichê aqui é o mais tenro de todos, pois foca em dois amigos, geralmente de longa data, que descobrem sentimentos românticos um pelo outro e, muitas vezes, para não arruinar a amizade, decidem deixar isso de forma platônica até não conseguirem mais esconder.

Disponível para aluguel na Apple TV+, o filme Simplesmente Acontece (2014) é fofo do começo ao fim. A história se passa em Londres e gira em torno de Rosie e Alex, dois jovens que são melhores amigos desde a infância. No entanto, o destino dos dois não coopera e vive afastando-os, mesmo com sentimentos latentes bem vivos entre eles. Estrelam a obra Lily Collins (Espelho, Espelho Meu) e Sam Claflin (Como Eu Era Antes de Você). Outros exemplos são:

  • Amizade Colorida (2011)
  • De Repente 30 (2004)
  • Nunca Fui Beijada (1999)
  • Harry e Sally - Feitos Um para o Outro (1989)
  • Para Todos os Garotos que Já Amei (2018)
 Divulgação/IMDb Simplesmente Acontece narra a históra de dois melhores amigos que têm sentimentos um pelo outro — Foto: Divulgação/IMDb

A série teen Heartstopper (2022), é baseada nos quadrinhos de mesmo nome da autora Alice Oseman, e acompanha os adolescentes ingleses Charlie e Nick, que se aproximam e vivem uma amizade inesperada e que, em pouco tempo, se desenvolve em um romance mais profundo e cheio de ternura. Presente na Netflix, protagonizam a produção a dupla de atores Joe Locke (Agatha Desde Sempre) e Kit Connor (Que Fim Levou Papai Noel). Outros exemplos são:

 Reprodução/JustWatch Heartstopper foi uma das grandes revelações da Netflix no ano de 2022 — Foto: Reprodução/JustWatch

5. Matchmaking (Casamentos arranjados)

Aqui, o clichê consiste em relacionamentos arranjados, sejam eles planejados por família, amigos ou mesmo situações sociais. Geralmente, a expectativa versus a realidade criam tensão na narrativa, gerando o encontro de personalidades diferentes e várias situações hilárias, além de, às vezes, até mesmo mesclar um pouco com o estilo enemies to lovers.

Na comédia romântica Minha Família Quer Que Eu Case (2022), a trama segue Zoe Stevenson, uma jovem cineasta, que começa a questionar sua própria visão sobre o amor quando decide documentar o casamento arranjado de seu melhor amigo de infância paquistanês, chamado Kaz Khan. Atualmente disponível no catálogo do Telecine, o longa-metragem tem em seu time de atuação Lily James (Em Ritmo de Fuga) e Shazad Latif (Procurando Fígaro). Se esse for o seu gênero favorito de romance, també deve gostar de:

  • O Diário da Princesa 2 (2004)
  • Emma (2020)
  • Um Violinista no Telhado (1971)
  • Set It Up (2018)
  • O Casamento dos Meus Sonhos (2001)
 Reprodução/IMDb Minha Família Quer Que Eu Case é um filme sobre casamento arranjado — Foto: Reprodução/IMDb

Estrelado por Lee Min-ki (Behind Your Touch) e Jung So-min (Alquimia das Almas), o dorama sul-coreano Porque Esta é Minha Primeira Vida (2017) acompanha Nam Se-hee e Yoon Ji-ho, dois adultos na casa dos 30 e poucos anos que decidem se casar por conveniência para, assim, resolver seus problemas financeiros. No entanto, a convivência diária entre eles os aproxima de forma inesperada, dando espaço para sentimentos inesperados. O K-drama pode ser visto no Rakuten Viki e também na Netflix. Se esse for o seu gênero favorito de romance, també deve gostar de:

 Reprodução/tvN Porque Esta é Minha Primeira Vida narra um relacionamento contratual, estrelado por Lee Min-ki e Jung So-min — Foto: Reprodução/tvN

6. Forbidden love (Amor proibido)

Com dramas intensos e emoções conflitantes, esse clichê romântico gira em torno do amor proibido, um relacionamento amoroso que se vê repleto de desafios e barreiras, sejam elas causadas pela família ou mesmo por situações culturais e até mesmo morais. É aqui que o casal apaixonado precisa lutar para viver o amor.

E para os apaixonados de plantão, não poderíamos falar de amor proibido sem citar o clássico do cinema Romeu + Julieta (1996). Estrelado por ninguém menos que Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra) e Claire Danes (O Homem Que Fazia Chover), o enredo segue os personagens-títulos, dois jovens de famílias rivais que se apaixonam perdidamente um pelo outro à primeira vista. E é esse amor que desafia a hostilidade de seus respectivos clãs. O filme pode ser visto no Disney+. Também são exemplos:

 Divulgação/IMDb Os atores Leonardo DiCaprio e Claire Danes em cena icônica do filme Romeu + Julieta (1996) — Foto: Divulgação/IMDb

E para quem gosta de romance de época, a série Outlander (2014) promete surpreender. Isso porque a trama, estrelada por Caitriona Balfe (Operação Vingança) e Sam Heughan (O Amor Mandou Mensagem), segue Claire Randall, uma enfermeira do século XX que misteriosamente viaja no tempo para o século XVIII durante sua lua de mel. Agora, em outro tempo, ela acaba se apaixonando por um guerreiro escocês, o que a faz viver um romance proibido. Baseada na saga literária de mesmo nome de Diana Gabaldon, a série pode ser vista com exclusividade no Disney+.

 Reprodução/IMDb A série Outlander é um romance de época sobre um amor proibido entre as décadas — Foto: Reprodução/IMDb

7. Fake relationship (Relacionamento falso)

Também muito popular entre os filmes de romance, esse clichê aposta em um namoro falso dos protagonistas para eles conseguirem sair de alguma situação complicada ou mesmo embaraçosa, seja com familiares, amigos ou colegas de trabalho. A evolução do romance aqui acontece ao longo do tempo, conforme a dupla vai se conhecendo melhor, abrindo, assim, espaço para sentimentos verdadeiros surgirem inesperadamente.

Adaptação da obra homônima de Jenny Han, Para Todos os Garotos que Já Amei (2018) é uma produção original da Netflix. Aqui, a narrativa gira em torno de Lara Jean, uma adolescente romântica que vê suas cartas de amor secretas serem enviadas aos seus crushes. Desesperada e sem saber o que fazer para lidar com a situação, ela engata em um namoro falso com Peter Kavinsky, sem esperar que fosse se apaixonar de verdade por ele. No elenco, destacam-se Lana Condor (Deadly Class) e Noah Centineo (Adão Negro). Também devem agradar:

 Divulgação/Netflix Trilogia de Para Todos os Garotos que Já Amei é estrelada por Noah Centineo e Lana Condor — Foto: Divulgação/Netflix

E para quem deseja uma boa produção com o clichê romântico de namoro falso, o dorama Would You Marry Me? (2025), do Disney+, é uma ótima opção de entretenimento. Isso porque a trama segue Yoo Meri e Kim Woo-joo, uma jovem designer e um herdeiro, respectivamente, que, juntos, decidem se casar de mentirinha para, assim, ganharem uma mansão luxuosa. Com Choi Woo-shik (Um Amor de Cinema) e Jung So-min (Porque Esta é a Minha Primeira Vida) no elenco, o K-drama promete muitas risadas. Também devem agradar:

  • Meu Namorado Fake (2022)
  • Faking It (2014)
  • Jane the Virgin (2014)
  • New Girl (2011)
  • Crazy Ex-Girlfriend (2015)
Would You Marry Me? é uma comédia romântica original do Disney+ — Foto: Divulgação/Disney+ Would You Marry Me? é uma comédia romântica original do Disney+ — Foto: Divulgação/Disney+

8. Grumpy x Sunshine (Ranzinza e otimista)

Focado em dualidade, esse clichê traz a oposição de duas personalidades entre o casal protagonista, isto é, enquanto um é mal-humorado e ranzinza, o outro é alegre e extrovertido. As produções que utilizam desse recurso tendem a ser mais engraçadas por conta dos conflitos e, ao mesmo tempo, da química irresistível que se dá entre os personagens.

Considerado um clássico do cinema, o filme Um Lugar Chamado Notting Hill (1999) é uma produção obrigatória para os fãs de romance. Isso porque a trama segue William, um tímido dono de uma livraria em Londres, que conhece acidentalmente a famosa atriz ammericana Anna Scott. A partir desse encontro, os dois se apaixonam, apesar das inúmeras diferenças que separam os seus mundos. Presente no Amazon Prime Video, estrelam o projeto Julia Roberts (Dormindo com o Inimigo) e Hugh Grant (O Diário de Bridget Jones). Há também:

  • O Amor Não Tira Férias (2006)
  • Simplesmente Amor (2003)
  • Encantada (2007)
  • Como Eu Era Antes de Você (2016)
  • Frozen (2013)
 Divulgação/IMDb Um Lugar Chamado Notting Hill é estrelado por Julia Roberts e Hugh Grant — Foto: Divulgação/IMDb

Presente tanto na Netflix quanto na HBO Max, a série Gilmore Girls (2000) é uma das queridinhas do começo dos anos 2000. Protagonizada pela dupla de atrizes Lauren Graham (Operação Babá) e Alexis Bledel (The Handmaid's Tale), a trama se passa na pequena cidade de Stars Hollow e segue Lorelai Gilmore, uma mãe solo que tenta criar a filha, Rory, ao mesmo tempo que enfrenta os desafios do cotidiano e mantém uma relação divertida com o rabugento Luke Danes, o dono da lanchonete do lugar. Há também:

 Reprodução/IMDb Gilmore Girls é uma das séries queridinhas do começo dos anos 2000 — Foto: Reprodução/IMDb

9. Opposites attract (Opostos que se atraem)

Bem parecido com o clichê anterior, o que diferencia esse é que ele enfatiza as diferenças de personalidade e interesses pessoais dos protagonistas. Isto é, a incompatibilidade inicial é o que os fazem se apaixonar aos poucos, o que vai trazendo o sentido de complementaridade para a trama.

Figurinha carimbada na Sessão da Tarde, a comédia romântica 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999) está presente no Disney+ e é uma adaptação da peça teatral A Megera Domada, de William Shakespeare. A trama segue o charmoso e valentão Patrick Verona, que é subornado por um colega de classe para conquistar a rebelde e sarcástica Kat Stratford. No entanto, mesmo sendo muito diferentes um do outro, os dois acabam desevolvendo sentimentos inesperados. O elenco é composto por nomes como Heath Ledger (Coração de Cavaleiro) e Julia Stiles (O Ultimato Bourne). Há também:

  • Podres de Ricos (2018)
  • O Lado Bom da Vida (2012)
  • As Patricinhas de Beverly Hills (1995)
  • Um Amor pra Recordar (2002)
  • O Amor Não Tira Férias (2006)
 Divulgação/IMDb Em 10 Coisas que Eu Odeio Sobre Você, Heath Ledger é contratado para seduzir a personagem de Julia Stiles — Foto: Divulgação/IMDb

Em New Girl (2011), o público pode acompanhar a história de Jess, uma divertida e excêntrica professora, que se muda para um loft com outros três rapazes, sendo um dele Nick, um jovem sério e pragmático, com quem ela vive várias situações engraçadas ao memso tempo que aprende a conviver e se apaixonar. Com Zooey Deschanel (500 Dias com Ela) e Jake Johnson (Um Brinde À Amizade) no cast, a série americana pode ser vista no Disney+. Há também:

 Reprodução/IMDb Em New Girl, Jess e Nick moram juntos como amigos até que percebem seus sentimentos — Foto: Reprodução/IMDb

10. Love triangle (Triângulo amoroso)

Conhecido por trazer situações hilárias e constrangedoras também, esse clichê romântico acompanha três personagens em um dilema amoroso, no qual, geralmente, é a mocinha que precisa decidir com qual dos dois rapazes ficar no final. É aqui que essa estratégia narrativa divide o público e o mantém grudado na telinha até o fim para saber o desfecho.

Sucesso de bilheteria, o filme Crepúsculo (2008) se destaca por um dos triângulos amorosos mais famosos do cinema moderno. A trama, baseada na franquia literária homônima de Stephenie Meyer, segue Bella Swan, uma adolescente introvertida, que se muda para a cidadezinha de Forks, lugar onde conhece o misterioso vampiro Edward Cullen, e também onde reencontra Jacob, um antigo amigo que, agora, é um lobisomem. Atualmente presente na Netflix, o filme traz em seu elenco nomes como Kristen Stewart (Love is Bleeding), Robert Pattinson (Batman) e Taylor Lautner (Sem Saída). Há também:

 Divulgação/Paris Filmes Crepúsculo traz um triângulo amoroso entre um lobisomem, uma humana e um vampiro — Foto: Divulgação/Paris Filmes

Também sobre vampiros, The Vampire Diaries (2009) é uma série americana lembrada até hoje por conta de seu triângulo amoroso. Aqui, a jovem Elena Gilber, após sofrer uma tragédia pessoal, se muda com o irmão para uma pequena cidade do estado da Virginia. Lá, ela acaba conhecendo os irmãos Stefan e Damon Salvatore, dois vampiros que passam a dividir o coração da adolescente. Baseada na saga de livros de L.J. Smith, a série americana tem em seu time de atuação Nina Dobrev (Um Match Surpresa) e Ian Somerhalder (Tempo de Recomeçar).

 Reprodução/IMDb The Vampire Diaries se foca no triângulo amoroso entre Elena e os irmãos Stefan e Damon — Foto: Reprodução/IMDb

11. Forced proximity (Proximidade forçada)

E por último, não poderíamos deixar de fora esse clichê romântico para lá de engraçado. Aqui, circunstâncias fora do controle dos protagonistas os fazem passar muito tempo juntos, o que geralmente faz com que a evolução do romance se dê de maneira rápida, mas sem deixar de lado inúmeras situações hilárias.

Em Jogo de Amor em Las Vegas (2008), disponível no Disney+, acompanhamos a história de Jack Fuller e Joy McNally, dois jovens completamente diferentes um do outro, que se veem forçados a se casar em Las Vegas após uma noite regada por apostas, bebidas e, claro, mal-entendidos. No entnanto, após ganharem um prêmio milionário, eles terão que provar que são um casal estável se quiserem ficar com a bolada de dinheiro. O elenco do longa é formado por Ashton Kutcher (Sexo sem Compromisso) e Cameron Diaz (Professora Sem Classe). Há também:

  • Juntos pelo Acaso (2010)
  • O Seu Jeito de Andar (2014)
  • Casa Comigo? (2010)
  • Como Se Fosse a Primeira Vez (2004)
  • Pedido de Casamento (2017)
 Reprodução/Prime Video Ashton Kutcher e Cameron Diaz se casam acidentalmente em Las Vegas e precisam fingir ser um casal para receber uma bolada em Jogo de Amor em Las Vegas — Foto: Reprodução/Prime Video

Na série Virgin River (2019), produção original da Netflix, o enredo gira em torno de Melinda Monroe, uma enfermeira de Los Angeles, que decide recomeçar em uma cidadezinha do norte da Califórnia. Lá, ela acaba conhecendo Jack, um charmoso e reservado vizinho que, com o passar do tempo e da convivência diária, ela acaba se apaixonando. A série é estrelada poela dupla de atores Alexandra Breckenridge (O Grande Mentiroso) e Martin Henderson (Milagres do Paraíso). Há também:

 Divulgação/Netflix A série Virgin River é uma produção de romance original da Netflix — Foto: Divulgação/Netflix

🎥 Qual filme todo mundo gosta MENOS você? Listamos 5 obras superestimadas!

Qual filme todo mundo gosta MENOS você? Listamos 5 obras superestimadas!

Qual filme todo mundo gosta MENOS você? Listamos 5 obras superestimadas!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro